JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 21 de janeiro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Tudo que você precisa saber sobre o Covid-19 em Uberaba

Guia completo dos reflexos na cidade, com suspensões e cancelamentos

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

16/03/2020 - 11:52:12. Última atualização: 20/03/2020 - 13:18:33.

Uma mulher vinda de Londres foi confirmada como o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) em Uberaba. Mas antes mesmo disso, diversas medidas já estavam sendo tomadas na cidade como prevenção. A confirmação de que o novo coronavírus já circula em Uberaba certamente muda o cenário de prevenção, que deve ser intensificada por todos. Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde investiga 17 casos suspeitos em Uberaba. Confira resumo das principais medidas tomadas em Uberaba:

Uberaba está em todas: cidade registra corrida aos supermercados para estoque de comida

#Coronavírus: disputado, álcool gel está em falta em Uberaba

Comércio

O fechamento do comércio também será adotado em Uberaba para conter a proliferação do Covid-19. O decreto será publicado nesta sexta-feira (20), segundo a Prefeitura. "Já é certo, porém, que a medida excetuará farmácias, supermercados, panificadoras e varejões. Também é certo que a medida não implicará na venda online e delivery, bem como home office. Sua elaboração passará pelo Grupo Estratégico de Gerenciamento de Risco e chega apoiada por entidades representativas dos diversos segmentos empresariais e de trabalhadores da cidade", diz o comunicado.

Conforme adiantado pelo presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), Anderson Cadima, os estabelecimentos abertos ao público citados acima terão restrição de quantidade de pessoas por vez conforme tamanho do estabelecimento. O restante poderá funcionar desde que fechado ao público e obdecidas as regras de higienização entre colaboradores.

De acordo com deliberação assinada pelo governador do Estado, Romeu Zema, na quinta-feira (19), como o Estado não possui competência para mandar fechar comércio nas cidades mineiras, o governador determinou que as prefeituras atuem nesse sentido, resguardando serviços essenciais como farmácias e supermercados. Entram no rol de estabelecimentos que devem paralisar a prestação de serviços academias, shoppings, bares, restaurantes, dentre outros.

Para farmácias e supermercados, fica proibida a prática de preços abusivos em decorrência da situação de excepcionalidade. Eles também terão de fixar um horário específico para atender aqueles que possuem mais de 60 anos.

Para evitar desabastecimento, os comerciantes e fornecedores deverão estabelecer limites para a aquisição de bens essenciais à saúde, higiene e à alimentação.

As indústrias e o comércio deverão estabelecer escalas e revezamento de turnos, de forma a reduzir a aglomeração de funcionários.

Os municípios ainda deverão determinar a higienização minuciosa dos veículos utilizados no transporte coletivo e os oriundos de aplicativos, conforme já ocorre com os metropolitanos. Esses veículos deverão circular com janelas abertas.

Codau

Devido ao travamento da economia por causa do novo coronavírus, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) suspenderá, temporariamente, os cortes de água. Além disso, não serão cobrados juros e multas para contas de água e esgoto atrasadas pelos próximos 60 dias e o parcelamento de dívidas serão flexibilizados. As medidas foram anunciadas nesta sexta-feira (29).

A autarquia ainda informou que estará suspenso, a partir de segunda-feira (23), o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) presencial na Avenida Leopoldino de Oliveira. O “Fale 115” continuará ativo, 24 horas.

Também como medida de prevenção contra a propagação do novo coronavírus, a maioria dos servidores ligada à área de execuções de obras e manutenções trabalhará em horários alternados. A proposta é reduzir a quantidade de pessoas ao mesmo tempo no Centro Operacional de Logística, na Avenida Nenê Sabino, onde estão lotados. Frascos com álcool gel estão sendo distribuídos em toda a frota.


Os setores administrativos, também localizados na Avenida da Saudade, já estão trabalhando a portas fechadas para o público. O home office foi adotado nos departamentos viáveis. Haverá revezamento de pessoal, também a partir da próxima segunda, onde não o trabalho de casa não é possível.

O serviço de coleta de lixo na cidade não sofrerá alteração. Prioridade também será dada aos processos de tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgotos.

Cartórios
Está suspenso o atendimento presencial nos cartórios do estado de Minas Gerais, de 19 a 27 de março, com exceção dos serviços de Registro Civil de Pessoas Naturais. As determinações constam da Portaria Conjunta da Presidência 950/2020, publicada no Diário do Judiciário eletrônico (DJe) na quinta-feira (19), e levam em consideração a pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Registros de nascimento e óbito realizados presencialmente deverão ser atendidos em sistema de plantão. Mesmo assim, esse procedimento não pode acarretar filas ou aglomerações de pessoas no interior da serventia. Titulares com mais de 60 anos (interinos e interventores), portadores de doenças crônicas, gestantes ou lactantes ficam dispensados do comparecimento ao cartório, podendo ser nomeado outro preposto para responder pelo serviço.

Administração pública municipal:
• Ponto facultativo para servidores nos grupos de risco
• Suspensão de alvarás para eventos com mais de 100 pessoas
• Suspensão de atividades na UAI
• Adiamento das provas dos concursos da Codau e da Feti
• Suspensão de todos os eventos esportivos
• Suspensão das atividades de piscina
• Suspensão de prazos processuais pela Secretaria do Meio Ambiente
• Suspensão de perícia médica no Ipserv até o dia 4 de maio
• Suspensão por 60 dias dos atendimentos eletivos nas Unidades de Saúde
• Suspensão por 60 dias de todas as cirurgias eletivas, inclusive na rede privada
• Limitação da quantidade de visitantes nas instituições hospitalares, asilos, UPAs e afins
• Feiras livres e transporte coletivo sem alteração

Eventos, cultura, shoppings centers, missas e cultos:
• Adiamento da Expozebu 2020 
• Shopping Uberaba tem novo horário de funcionamento, confira aqui
• Cinemais deve fechar as salas e Kinoplex já suspendeu os trabalhos 
• Suspensão de catequeses, batizados e encenações da Paixão de Cristo 
• Cancelamento de via-sacra, procissões e festas dos padroeiros
• Adiamento da Marcha para Jesus e demais eventos de grande porte organizados pela Igreja Evangélica
• Museu de Peirópolis fechado ao público

Aeroporto:
• MAP e Passaredo suspenderam os voos durante essa semana, podendo ser prorrogado o prazo de suspensão
• Azul segue operando, mas a situação está sendo monitorada diariamente

Bancos:
• Não há medidas gerais oficializadas pela Febraban, mas o sindicato dos bancários em Uberaba solicitaram redução de contato entre funcionários e público
• Alguns bancos já estão afastando funcionários que estão no grupo de risco: Banco do Brasil e Bradesco, até o momento
• Caixa Econômica Federal trabalha com medida de contingenciamento com capacidade de atendimento de 50%

Aulas:
• Suspensão das aulas nas redes municipal, estadual e particular
• Todas as instituições de ensino superior com aulas suspensas
• Detran-MG suspende aulas teóricas e exames práticos; exames médicos cancelados
• Aulas suspensas na Escola de Cultura e Arte de Uberaba – ECAU entre até 24 de março
• Suspensão das aulas do curso de iniciação profissional da Feti

 

 

Prefeitura anunciou na noite desta terça-feira (17) novas medidas contra o coronavírus. Entre elas está a instituição de ponto facultativo para servidores públicos municipais com mais de 60 anos de idade, gestantes e aos portadores, comprovadamente, de sistema imunológico suprimido/comprometido.

O grupo poderá trabalhar em casa até 4 de maio, conforme orientação do titular de sua secretaria e termos definidos pelas autoridades de saúde. O trabalho home office não será permitido para servidores da Defesa Social e da Saúde. Além disso, a população será recomendada a evitar comparecer a prédios públicos e priorizar outros canais de atendimento como a internet.

Também foi estabelecida a suspensão de emissão de alvará para realização de eventos com público superior a cem pessoas, pelo menos, até o dia 4 de maio. Os eventos inadiáveis, desde que respeitado o máximo de até cem pessoas, devem ser precedidos de Plano de Contingenciamento que resguarde a incolumidade da saúde humana, conforme Boletim Epidemiológico vigente do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde.

Para o comércio e instituições como asilos e igrejas, a orientação é a restringir visitas e observar a lotação máxima. Os serviços de alimentação devem considerar a distância mínima de um metro e meio entre as mesas, aumentando a frequência de higienização de superfícies.

Veja guia de perguntas e respostas elaborado pelo Estadão Conteúdo que tira as principais dúvidas sobre o coronavírus

Os exames práticos de direção ministrados pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais devem se paralisados, bem como as aulas teóricas ministradas pelos Centro de Formação de Condutores (CFCs) pelo prazo de 15 dias. A determinação já começa a valer a partir desta quarta-feira (18). Comunicado foi emitido aos chefes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), que também devem adotar medidas para contingenciamento de pessoas nas instalações dos órgãos.

O comunicado ressalta que os prazos para transferência e do laudo de vistoria veicular serão prorrogados. Vários serviços serão por meio do site Detran-MG, bem como serão desbloqueados alguns serviços que não eram permitidos pelo site, exemplo atualização de endereço.

Os leilões ficam suspensos por 30 dias. Exames médicos foram cancelados até que a situação do Covid-19 se regularize no país.

Veja outros impactos do Covid-19 em Uberaba:  

CONCURSOS PÚBLICOS 

No final da tarde desta segunda-feira (16), a Codau também informou que as provas do concurso público estão adiadas. A transferência das provas, a princípio, é para daqui três meses, no dia 5 de julho. Porém, conforme o decreto, ela poderá ser alterada novamente, tendo em vista a evolução da epidemia Covid-19 no Brasil. 

Foram recebidas 4.965 inscrições para oito vagas, distribuídas entre as carreiras de Agente de Saneamento e Assistente de Serviços de Saneamento (ensino médio e fundamental incompleto, respectivamente). 

Após suspender as coletas domiciliares, o IBGE adiou para 2021 o Censo Demográfico.

Em nota, o IBGE diz que a decisão considera recomendações do Ministério da Saúde em relação ao quadro de emergência de saúde pública. O novo cronograma prevê o início da coleta dos dados em 1º de agosto de 2021. 

Maior pesquisa realizada pelo instituto, o Censo Demográfico é realizado a cada dez anos, com o objetivo de traçar um retrato da população brasileira em aspectos como renda, educação e mortalidade, entre outros. Seus resultados são usados para a definição de políticas públicas. 

EVENTOS 

Na manhã desta terça-feira, a ABCZ adiou oficialmente a 86ª Expozebu, que iria acontecer entre os dias 25 de abril e 3 de maio em Uberaba. Em nota, a entidade se diz sensível à situação atual que envolve a questão do Coronavírus (Covid-19) a respeito aos decretos de emergência editados pelo Governo de Minas Gerais e pelo Governo Municipal. Informa ainda que o adiamento, a quarenta dias antes do evento, garantirá mais segurança e tranquilidade ao público, expositores e patrocinadores da ExpoZebu. As novas datas serão divulgadas em momento oportuno, tendo em vista o cenário futuro. A ExpoZebu foi lançada oficialmente no dia 15 de março, com expectativa de atrair público de 320 mil pessoas e movimentar R$ 250 milhões. 

A ABCZ ainda divulgou nota informando novas medidas de prevenção adotadas no Parque Fernando Costa. “A entidade decidiu por suspender, por tempo indeterminado, a utilização do Parque Infantil e Pérgola Demilton Dib, montados atrás da sede da Associação. Além disso, o bicicletário estará fechado e estarão proibidas as atividades físicas no Parque a partir desta quarta-feira (18). O Museu do Zebu também suspendeu as visitações”, diz o comunicado oficial. 

Todos os eventos promovidos pela Prefeitura de Uberaba estão suspensos após o município aderir ao decreto de situação de emergência feito pelo governo do Estado.

A Copa Inter Atléticas, marcada para os dias 11 a 14 de junho, está mantida, por ora. Comunicado oficial divulgado nas redes sociais dos organizadores expõe que a expectativa é que tudo se normalize bem antes do evento. “Nossa prioridade sempre foi tornar o ambiente mais agradável e seguro possível, tanto para o nosso público quanto para os trabalhadores, artistas e toda a comunidade que recebe os jogos”, diz trecho do comunicado, que ainda inclui diversas orientações de prevenção ao coronavírus. 

Até o momento não há comunicado oficial sobre adiamento da Festa do Tim em Uberaba. Comunicado nas redes sociais de Tim Chaebub informa adiamento apenas da edição de São Paulo da festa, remarcada para agosto. Tendo em vista que seria na mesma época que a de Uberaba, há grande possibilidade que o mesmo aconteça por aqui. Também não há informação oficial sobre o Baile do Cowboy em Uberaba. As festas do Polo e Patrão, em Colina e Barretos, estão mantidas – 11 de julho (Polo) e 29 de agosto (Barretos). 

Como medida de prevenção ao Coronavírus e por orientação do Ministério da Saúde e das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, a Fundação de Esporte e Lazer de Uberaba (Funel) suspende, temporariamente, a partir de amanhã (17) todos os eventos esportivos e as atividades de piscina – natação e hidroginástica –, além de ginástica orientada, ginástica funcional, modalidades de dança, pilates e musculação, até dia 29/03. 

Essa medida tem como objetivo evitar aglomeração de pessoas, no caso dos eventos esportivos, proteger os praticantes da melhor idade, uma vez que a maior parte de dos alunos de hidroginástica, ginástica orientada, ginástica funcional, modalidades de dança e pilates pertence a essa faixa etária, e evitar contato direto entre pessoas e indireto, através dos aparelhos, no caso da musculação. 

Ao final desse período, a Funel buscará informações atualizadas e avaliará o retorno das atividades. 

O Sebrae Minas em Uberaba informa que, devido aos casos suspeitos de coronavírus na cidade, o “Seminário Mulheres Empreendedoras”, marcado para o dia 19 de março, às 18h30, no Centro de Eventos da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), foi adiado. Todas inscritas serão avisadas quando houver confirmação de uma nova data. 

Seguindo orientação do Governo de Minas, o evento em comemoração ao Aniversário do 8º Batalhão de Bombeiros Militar também foi adiado. Ele seria realizado na sexta-feira e será remarcado para "data oportuna, quando os riscos do COVID-19 estiverem minimizados", segundo informou a corporação. 

A Associação dos Diplomados na Escola Superior de Guerra - Delegacia Regional em Uberaba (ADESG) declarou cancelada a Sessão Solene de Posse, que ocorreria nesta terça-feira (17). A decisão pelo cancelamento foi tomada acompanhando os esforços dos governos Municipal, Estadual e Federal no combate à proliferação do vírus Covid-19. 

IGREJA CATÓLICA 

Arquidiocese de Uberaba enviou à imprensa documento com as orientações da Cúria sobre o coronavírus. Por meio de nota, o arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto pede que sejam evitados os mutirões de confissões que acontecem durante a Quaresma. Ao invés disso, deverá ser feito o rito para reconciliação dos penitentes por meio da confissão e absolvição geral, que é realizado somente em situações especiais, como é o caso. “Quem sentir necessidade de confissão individual, as paróquias devem orientar sobre os horários para o atendimento, com a devida cautela”, diz o arcebispo de Uberaba.  

A Arquidiocese de Uberaba já tinha repassado outras medidas de prevenção à doença para serem adotadas durante as missas pelos fiéis como receber a comunhão na mão e evitar o “Abraço da Paz”. Já as missas nas igrejas e capelas da cidade estão mantidas, seguindo as devidas precauções. 

Novo comunicado enviado nesta terça-feira elenca mais uma série de diretrizes a serem seguidas pelos fiéis. Entre elas, a dispensa das celebrações dominicais aos idosos e pessoas do grupo de risco (asmáticos, pessoas com doenças do coração, fumantes, diabéticos, pessoas com cirurgia recente), e os acometidos de gripe e outras doenças respiratórias, durante esse período; eles poderão acompanhá-las pelos meios de comunicação. Quando aos padres idosos e os que pertencem ao grupo de risco estão dispensados das celebrações públicas nas comunidades, devendo celebrar a Eucaristia de modo privado. 

Além disso, a Cúria indica que a celebração do sacramento do Batismo seja realizada após a festa da Páscoa, ou em casos de perigo de morte. Quanto às celebrações do sacramento do Matrimônio, já agendadas para esse período, que sejam realizadas observando as normas do direito, resguardadas as precauções pedidas. Que sejam suspensas as encenações da Paixão de Cristo que acontecem por ocasião da Páscoa do Senhor. 

A Igreja Católica ainda indica que sejam canceladas Via-sacra, procissões e festas dos padroeiros. Serão canceladas, em toda a Arquidiocese de Uberaba, reuniões, assembleias, encontros, cursos de formação, Escola de Teologia para Leigos (ESTELAU), as celebrações e reuniões nas Pequenas Fraternidades, Grupos Bíblicos de Reflexão, Terços dos Homens, Legião de Maria, entre outros. 

A catequese de crianças, jovens e adultos, bem como os encontros com as Famílias e as Celebrações do itinerário catequético serão cancelados e adiados. A Missa da Unidade (Celebração dos Santos Óleos) acontecerá sem a participação do povo, na cidade de Uberaba. A celebração do Tríduo Pascal seja realizada com a máxima cautela, onde houver necessidade, seja realizada ao ar livre. Evite-se o gesto do lava-pés, na Celebração da Ceia do Senhor, Quinta-feira Santa; a Vigília Eucarística seja realizada num curto período de tempo e em lugar arejado e amplo; na Celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-feira Santa, a adoração da cruz seja realizada sem o beijo. Na Vigília Pascal seja observado número reduzido de leituras (previsto pelas normas litúrgicas). 

A Romaria da Arquidiocese, prevista para o dia 24 de maio, para o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na cidade de Romaria, fica suspensa, até segunda ordem. “Pedimos a todos os fiéis, que colaborem com as autoridades competentes para se evitar a proliferação do vírus em nossas comunidades e municípios e elevem ao Coração de Jesus orações e súplicas por todo o povo, especialmente por aqueles que são acometidos por essa pandemia, para que tenham assistência digna e pelos profissionais da saúde que colocam suas vidas a serviço da vida”, pede a Igreja. 

As orientações vigoram até a Festa da Páscoa da Ressurreição, ou até a sua revogação. 

IGREJA EVANGÉLICA 

O pastor Eloísio Santos, presidente do Conselho dos Pastores de Uberaba, informa que grandes eventos, como a Marcha para Jesus, estão sendo adiados por conta do novo coronavírus. Já aos cultos, a orientação da Igreja é para que os templos disponibilizem álcool gel para os fiéis. Aqueles que estiverem gripados devem evitar ir aos cultos. Na próxima segunda-feira (23), será realizada palestra para todos os pastores e lideranças da Igreja Evangélica em Uberaba com infectologista, a fim de ter mais orientações sobre o Covid-19 a serem aplicadas durante os cultos e eventos com a finalidade de resguardar a saúde dos cristãos. 

PENITENCIÁRIA 

A partir de sábado (21), estão suspensas as visitações às unidades prisionais de Minas, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp). Também estão suspensas as entregas, até então opcionais, por familiares de presos, de kits com suplementos em alimentação, materiais de higiene, entre outros.

Detentos em cumprimento de pena no regime aberto e semiaberto deverão ser liberados para prisão domiciliar. Portaria recomendando a medida foi publicada no Diário do Judiciário, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG, na segunda-feira (16), e a medida já está sendo discutida em Uberaba. A recomendação não se aplica a aqueles que respondem por falta grave. 

O número de presos está sendo contabilizado para colocar a medida em prática na cidade de Uberaba. Uma fonte ouvida pela reportagem do Jornal da Manhã revelou que as forças de segurança tentam viabilizar a colocação de tornozeleiras eletrônicas para monitoramento dos presos. Caso seja alcançada, estima-se que no presídio “Professor Aluízio Ignácio de Oliveira” cerca de 100 homens receberiam o objeto eletrônico. 

HOSPITAIS 

A reportagem do JM Online entrou em contato com os hospitais da cidade para atualizar a situação das medidas que estão sendo tomadas. Confira:

Hospital de Clínicas da Universidade do Triângulo Mineiro (HC-UFTM)

O plano de medidas, publicado no site da EBSERH, visa reduzir aglomerações para aumentar a segurança do paciente, da população e dos profissioanais de saúde.

O HC-UFTM remodelou a rotina de visitas. Está autorizada a permanência de um acompanhante para pacientes acima de 60 anos, pacientes portadores de necessidades especiais, pacientes mulheres no pré-parto, parto e pós-parto e pacientes menores de 18 anos (o acompanhante deverá ser o pai, a mãe ou o responsável
pelo mesmo).

O acompanhante, preferencialmente, deverá ter idade entre 18 a 59 anos e a troca do acompanhante deverá ocorrer 1x/dia. Pessoas com sintomas como febre, gripe forte, tosse, além de ter tido contato com pessoas com suspeita da doença não devem vir ao hospital. Pessoas que pertencem ao grupo de risco (gestantes, pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos) estão proibidas de visitar/acompanhar pacientes no hospital. As atividades voluntárias estão suspensas.

O tempo de visita deverá ser de 30 minutos, sendo 20 minutos na beira do leito e 10 minutos para receber o boletim médico.

Pronto Socorro Adulto e Infantil e Pediatria
Das 16 horas às 16h30min.

Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Neurologia, Ortopedia, Oncohematologia, Hospital da Mulher, Unidades de Terapia Intensiva Adulto e Coronariana e Unidade de Doenças Infecciosa e Parasitárias; RPA (Paciente Quando Aguardando Liberação de Leito De Internação)

Das 10 horas às 10h30min.

Unidade de Terapia Renal
Das 17 horas às 17h30min.

Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal
Entre 7 horas e 19 horas.

UTI Pediátrica e Neonatal
Entre 8h e 19h.

Hospital Hélio Angotti

Já a assessoria do Hospital Hélio Angotti explicou que seguem sendo tomadas as medidas anunciadas na segunda-feira (16). A primeira medida, em caráter preventivo, foi a suspensão das visitas aos pacientes internados e do trabalho voluntário interno pelos próximos trinta dias. Também informou a nova rotina de visitas às Unidades de Terapia Intensiva - (UTIs). Será permitido a entrada de somente uma pessoa por horário na visita, que terá duração de 30 minutos.

UTI
Das 11h às 11h30;
Das 16h às 16h30;
Das 20h30 às 21h.

Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU)

Também foi solicitada uma nota para assessoria de imprensa do Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU) sobre as medidas de contenção e de como o hospital se prepara para atender possíveis casos, caso surjam. Foi emitida uma nota informando que para facilitar o trabalho da mídia, a assessoria passará a divulgar, a partir desta quarta-feira (18), um boletim diário sobre os atendimentos realizados no hospital, como casos suspeitos e descartados. Os dados serão atualizados todos os dias e divulgados às 17h30. Após este horário, qualquer nova informação será inserida no próximo boletim.

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento de Situações Emergenciais da Universidade de Uberaba (Uniube), MPHU e Hospital Veterinário de Uberaba (HVU), reuniu-se, nos últimos dias, para tomar decisões referentes ao cuidado da disseminação do coronavírus no país. Foi elaborado pela equipe do MPHU um fluxograma de manejo de pacientes. O material contém orientações de condutas que envolvem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) e a higienização constante das mãos e vestimentas. O documento também aborda as características essenciais de um possível caso suspeito da doença. Já para os pacientes do hospital foram fixadas dicas sobre a utilização de lenços descartáveis, limpeza das mãos e recomendações de como tossir e espirrar.

Devido ao aumento do número de casos do coronavírus, os horários de visita do MPHU foram alterados. Neste momento de cuidados e prevenção, será permitido apenas um visitante. Confira:

UTI Adulto
Leitos 601 a 610 – das 10h30 às 11h;
Leitos 611 a 620 – das 16h às 16h30.

Clínicas SUS
Das 18h às 19h.

Clínicas convênio
Das 18h às 19h.

Centro obstétrico
- Direito a um acompanhante e um visitante.

UTI Neonatal
- Visitas suspensas no período vespertino;
- Mães de recém-nascidos como acompanhantes;
- Visitas para os pais: das 11h às 12h.

No boletim MPHU, o hospital realizou entre às 16h de terça-feira (17) e às 16h desta quarta-feira (18), o atendimento de 1 (um) paciente com sintoma suspeito de coronavírus. O caso foi repassado para o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (CIEVS-MG), que optou pela não coleta de amostras, descartando a suspeita.

Hospital e Maternidade São Domingos

A reportagem também entrou em contato com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde, para verificar como está o atendimento no Hospital das Crianças e aguarda o posicionamento. A assessoria do Hospital e Maternidade São Domingos também foi acionada e no primeiro momento explicou que estão sendo feitas uma série de reuniões para as definições. Até o momento houveram as seguintes mudanças:

Será apenas um visitante por dia, com duração máxima de uma hora. O revezamento está suspenso.

Fica proibida a entrada de visitantes/acompanhantes menores de 14 anos e maiores de 65 anos; pessoas com sintomas de gripe; que retornaram do exterior nos últimos 14 dias. As visitas são restritas ao leito do paciente. Não é permitida a circulação pelo hospital.

No Pronto Atendimento, apenas, pacientes menores de 18 anos, maiores de 60 anos, gestantes e portadores de necessidades especiais têm direito à um acompanhante. Procedimentos cirúrgicos, também, têm direito, apenas, a um acompanhante. Novos horários de visitação:

UTI
NeoPed - 11h30 às 12h30;
Adulto - 16h às 17h.

Unidade de Internação
Posto 6 - 14h às 15h;
Posto 3 (Maternidade) - 16h às 14h;
Posto 2 - 17h às 18h.

Hospital da Criança 

O Hospital da Criança está dentro da gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba e assim como os outros hospitais, foi orientado quanto aos protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde. O secretário Iraci Neto explicou que, devido o público que atende, medidas específicas estão sendo tomadas.

"A orientação do decreto é disciplinar as visitações em área hospitalar, nos leitos hospitalares e claro no Pronto Atendimento da Criança. A procura aumentou consideravelmente, o que era esperado para o período, mas a Secretaria de Saúde vai buscar disciplinar e realizar orientação junto ao hospital para manter um fluxo de movimentação e de aglomeração reduzida, com as pessoas dispersando mais à porta, por exemplo. Vamos implantar o 0800 para minimizar também o impacto no Hospital da Criança, e estamos discutindo medidas para minimizar os impactos no pronto atendimento infantil, pois sabemos que as crianças são importante. Agora é responsabilidade; não levar as crianças a ambiente hospitalar desnecessariamente, só se de fato necessitar".

O Hospital São Marcos foi acionado via telefone e informou à reportagem que até sexta-feira (20) o atendimento está normalizado por determinação da infectologista Cristina Barata, que é a diretora clínica do hospital.

Informações serão atualizadas conforme demandas forem respondidas. 

Novos leitos de UTI e possibilidade de uso do antigo Hospital São José

Uberaba busca mais 60 leitos de UTI, já que tem estrutura para instalá-los no Hospital Regional, segundo o secretário de Saúde, Iraci Neto. Ainda na esfera de preparar Uberaba para enfrentar a pandemia, o prefeito vai ao Ministério Público nesta sexta-feira para tratar da utilização da estrutura do antigo Hospital São José , no centro da cidade. A intenção é utilizar o prédio com estrutura para hospital, contratar pessoal da saúde, enfim, assumindo responsabilidade com garantia ante à situação de necessidade de proteção da vida humana.

TRANSPORTE COLETIVO E FEIRAS LIVRES

Prefeito Paulo Piau informou que até o momento também não houve determinação para suspender o funcionamento das feiras livres na cidade, e posiciona que o transporte coletivo também seguirá operando normalmente. Ele adianta, entretanto, que uma força-tarefa será feita para a limpeza de estações e dos ônibus para prevenção contra o vírus. Além disso, o prefeito salienta que houve um diálogo com as empresas de ônibus para retomar os cuidados e evitar a superlotação de passageiros nos veículos. “Acredito que vão aderir ao movimento contra o vírus por um ato de cidadania”, declara. 

Segundo deliberação assinada pelo governador do Estado, Romeu Zema, na quinta-feira (19), o transporte coletivo entre os municípios deve ser feito sem exceder a metade da capacidade de passageiros sentados. Para o transporte coletivo urbano e rural, não poderá ser excedida a capacidade de passageiros sentados.

Suspensão gratuidade da passagem
Para evitar a circulação de idosos em meio ao risco de contágio pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2), Prefeitura de Uberaba determinou a suspensão da gratuidade da passagem de transporte coletivo para pessoas a partir de 60 anos. A medida será válida, inicialmente, até o dia 4 de maio.

 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia