POLÍTICA

Prefeitura suspende serviços e anuncia ponto facultativo para servidores em grupo de risco

Piau anunciou uma série de outras restrições para conter a expansão do novo coronavírus

Gisele Barcelos
Publicado em 17/03/2020 às 20:26Atualizado em 18/12/2022 às 05:02
Compartilhar

O prefeito Paulo Piau anunciou uma série de outras restrições para conter a expansão do Covid-19 em Uberaba. Entre as medidas está a instituição de ponto facultativo para servidores públicos municipais com mais de 60 anos de idade, gestantes e aos portadores, comprovadamente, de sistema imunológico suprimido/comprometido.

O grupo poderá trabalhar em casa até 4 de maio, conforme orientação do titular de sua secretaria e termos definidos pelas autoridades de saúde. O trabalho home office não será permitido para servidores da Defesa Social e da Saúde. Além disso, a população será recomendada a evitar comparecer a prédios públicos e priorizar outros canais de atendimento como a internet.

Como antecipou o Jornal da Manhã, também foi formalizada a suspensão das atividades na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) até 4 de maio. A medida atinge também as aulas de hidroginástica oferecidas pela Prefeitura.

Também foi estabelecida a suspensão de emissão de alvará para realização de eventos com público superior a cem pessoas, pelo menos, até o dia 4 de maio. Os eventos inadiáveis, desde que respeitado o máximo de até cem pessoas, devem ser precedidos de Plano de Contingenciamento que resguarde a incolumidade da saúde humana, conforme Boletim Epidemiológico vigente do Ministério da Saúde/Secretaria de Vigilância em Saúde. 

Para o comércio e instituições como asilos igrejas, a orientação é a restringir visitas e observar a lotação máxima. Os serviços de alimentação devem considerar a distância mínima de um metro e meio entre as mesas, aumentando a frequência de higienização de superfícies.

rede municipal  (19). Após reunião do Comitê Estratégico Municipal Coronavírus (comitê técnico e de gerenciamento de crises), nesta manhã, ficou definido que as aulas ficarão suspensas na rede municipal nesta quinta e sexta-feira e também na segunda e terça da semana que vem. Ou seja: entre 19 e 24 de março. A medida foi tomada para que as diretoras possam passar por reuniões que traçarão as estratégias a serem adotadas nas escolas. 

A decisão foi de suspender esses dias para que a administração consiga adequar as escolas para que seja possível atender a essa demanda que é também social. Parecer técnico da infectologista Cristina Barata, que integra o comitê técnico, foi fundamental para embasar a decisão tomada nesta manhã. “Como médica, ela tem a visão técnica e afirma que não é o momento ainda de suspender totalmente”, finalizou a secretária de comunicação. 

Apesar de Uberaba não ter nenhum caso confirmado, a vizinha Uberlândia já tem uma confirmação e nesta terça-feira (17) aconteceu o primeiro óbito em decorrência do Covid-19 no Brasil. Outras quatro , no mesmo hospital onde estava internado o paciente que tratava do Covid-19. 

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde investiga doze casos suspeitos em Uberaba. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgou ontem (17) novo boletim de infecção pelo novo coronavírus em Minas Gerais. Até o momento, foram notificados 794 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 88 foram descartados, 692 estão em investigação como suspeitos e quatorze casos foram confirmados. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por