Apaixonei-me pelo marketing quando entendi sua força em fazer a diferença na vida das pessoas. Como muito bem colocado por Philip Kotler – “O objetivo do marketing é sempre melhorar a vida das pessoas e contribuir para o bem comum”.
O marketing vai muito além de uma estratégia mercadológica que busca despertar desejos, criar necessidades, uma bela campanha publicitária, e/ou uma excelente estratégia de mídia digital – marketing significa entender de pessoas. O que vai além de uma pesquisa de mercado onde se busca mapear quem é seu público-alvo, seus hábitos, onde moram, quanto ganham, é considerá-las como seres integrais – corpo, mente, alma e coração.
Falar sobre marketing é falar sobre conexão de pessoas com os mesmos valores, propósitos e princípios, que se conectam a uma marca que busca transformar de forma genuína o meio à qual está inserida.
O marketing já passou por diversas transições nos últimos 70 anos, claro que sempre atrelado às mudanças comportamentais da sociedade, ou seja, dos seres humanos integrais que a compõem.
Passamos do Marketing 1.0, onde as estratégias eram focadas no produto; evoluímos para o Marketing 2.0, voltado para o consumidor; depois veio o Marketing 3.0, centrado no ser humano; o Marketing 4.0, saindo do tradicional para o digital, e agora estamos na era do Marketing 5.0, onde nos deparamos com a tecnologia para a humanidade, e já se fala no Marketing 6.0, onde o futuro é imersivo.
Independentemente da fase em que se encontra, observemos que o marketing se transforma com base nas tendências comportamentais, em seus anseios, desejos e valores e, também no ambiente ao qual está inserido, com todas as suas macroinfluências. O marketing está sempre centrado em pessoas!
Para que possamos conhecer e entender quem são essas pessoas que buscam valor na nossa marca, precisamos transformar dados em informações de valor. Utilizar essas informações para agirmos de forma ágil e criativa, a fim de entregarmos soluções que realmente façam a diferença na vida dos nossos consumidores, sejam eles internos ou externos.
As organizações precisam romper desafios do mercado, transformá-los em oportunidades e a resposta está em aprofundar no conhecimento e entendimento de quem são essas pessoas e o que elas querem; entregar a elas valores tangíveis, só que para isso precisamos verdadeiramente ouvi-las.
O êxito das marcas está em “escutar as pessoas de dentro para fora” – colaboradores, empreendedores, investidores, fornecedores e clientes. Vá para além das telas, a humanidade está no Centro do Marketing!