ARTICULISTAS

Hildebrando Pontes – Historiador de Uberaba

Guido Bilharinho
Publicado em 12/05/2024 às 08:00
Compartilhar

No livro Hildebrando Pontes – Historiador de Uberaba (lançado no blog Bibliografia Sobre Uberaba no dia 7 último), foram reunidos diversos artigos sobre sua obra desde a História de Uberaba e a Civilização no Brasil Central até o Dialeto Capiau e ao ensaio sobre as raças bovinas brasileiras, bem como o que se escreveu sobre sua vida, em ligeira biografia.

Tudo que se tinha de dizer sobre ele e sua obra está dito e redito nos textos ora congregados e publicados, anteriormente disponibilizados neste jornal ou em livros.

Porém, cumpre expor. Esse tudo ainda é pouco diante do vulto, da diversidade e da abrangência dessa bibliografia.

Diversos outros de seus temas não foram atingidos por essas tratativas, a exemplo das genealogias e biografias que elaborou. Não por falta de interesse, já que a tematização elegida e procedida por Hildebrando se reveste de importância e significado, mas, por dificuldade ou impossibilidade de acesso.

Criterioso, minudente, curioso, incansável e entusiasta, Hildebrando praticamente não deixou de fora de sua atenção, zelo, pesquisa e divulgação nenhuma questão regional relevante e expressiva.

Na História de Uberaba, além dos lineamentos gerais dos atos e fatos primordiais que deram ensejo à cidade, fez ressurgir sua vida política nos entreveros que a formaram e agitaram tanto quanto outras questões relevantes que compuseram e emolduraram a civilização nela plasmada desde seu levantamento físico-topográfico, urbano-espacial e socioeconômico até a legislação municipal nela produzida para regular e disciplinar as vivências e convivências aí estabelecidas.

Na História do Futebol reviveu a introdução desse esporte via as primeiras bolas e diretrizes aportadas à cidade e a constituição, direção, composição e jogos procedidos pelos primeiros times que se foram organizando até 1922, inclusive o Uberaba Sport Club.

Tão diversa desse esporte, a imprensa também lhe mereceu alentado e minucioso estudo de um por um dos cento e oitenta e seis jornais e periódicos editados em Uberaba de 1874 a 1932.

Abrangente, multiforme e universalizante, Hildebrando também incursionou pelos complexos meandros do dialeto capiau e pela entrada, formação e disseminação das raças bovinas no país e introdução do gado zebu em Uberaba por quem, como e quando.

*

Nos entremeios e entreveros de sua curta existência (viveu apenas sessenta e um anos), de sua porfia diária pela sobrevivência, de suas intensas atividades sociais e coletivas (ideou a lendária Exposição de Zebu de 1911, chefiou comitiva à Índia em 1914 para trazer gado zebu) e de seus desempenhos públicos e político-administrativos (foi vereador e prefeito de Uberaba), desafiou e sobrepujou as gerais tendências humanas pelo absenteísmo, o comodismo, o conformismo e a rotina para se dedicar, sem dúvida muito mais prazerosamente, ao estudo, à pesquisa e à elaboração de vasta, preciosa e diversificada obra que, protagonizando Uberaba e captando-lhe o perene pulsar da história, lhe legou monumento reconstitucional impecável e imperecível.

Guido Bilharinho
Advogado em Uberaba e editor das revistas culturais eletrônicas Primax (Arte e Cultura), Nexos (Estudos Regionais) e Silfo (Autores Uberabenses)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Articulistas

Muralhas do Pavor – Corman versus Poe

23/05/2024 às 18:10
Fúlvio Ferreira

Faça o melhor!

23/05/2024 às 18:09
Ricardo Motta

Caridade

21/05/2024 às 18:03
Renato Muniz Barretto de Carvalho

O melhor da literatura

20/05/2024 às 19:29
Ani e Iná

Espelho da vida

20/05/2024 às 19:28
Ana Maria Leal Salvador Vilanova

O Povo

20/05/2024 às 19:23
Vânia Maria Resende

Livraria Menino Maluquinho e Ziraldo em Uberaba

18/05/2024 às 18:04
Articulistas

O Criador e as criaturas

18/05/2024 às 18:03
Nilson de Camargos Roso

Desobedecer para progredir

17/05/2024 às 17:52
Dom Paulo

Corpo harmonioso

17/05/2024 às 17:51
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por