CIDADE

Procon e PM fiscalizam agências bancárias para verificar dispositivos de segurança

Das agências verificadas, apenas as do Banco Itaú não acionam fechamento das portas de aço

Raiane Duarte
Publicado em 31/01/2020 às 09:04Atualizado em 18/12/2022 às 03:57
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Foi deflagrada na noite de ontem (30), operação de fiscalização. A Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e a Polícia Militar verificaram o cumprimento de normas de segurança nas agências bancárias instaladas em Uberaba. Ação começou por volta das 22h e terminou às 00h.

A fiscalização fez parte de uma série de operações destacadas na região do Triângulo Mineiro a fim de verificar e exigir que as instituições financeiras instalem todos os dispositivos de segurança nas agências, inibindo ações criminosas que levam risco à toda comunidade.

Foram verificadas cerca de dez agências. Os policiais militares acompanharam os fiscais nas diligências. Sete, sendo todas do Banco Itaú, possuem os dispositivos, mas não acionam o fechamento noturno da agência.

Foi verificado que só as agências do Banco Itaú não acionam o fechamento das portas de aço. Algumas agências sequer possuem os dispositivos de segurança e outras mantêm as portas de vidro abertas após às 22h, contrariando até mesmo orientação da Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

“Foram verificadas outras agências também, porém as demais conseguiram cumprir com os dispositivos determinadas pela lei”, explicou o Chefe de Fiscalização do Procon, Anderson Felix. “Foi uma solicitação inclusive da Polícia Militar de Minas Gerais para que essas agências fossem fiscalizadas e cobradas e cumprissem com a lei, que é instalar todos os dispositivos de segurança", complementou.

Ainda segundo Felix, essas portas anteparos dificultam assaltos, inclusive estouro dos caixas eletrônicos. Os equipamentos podem inibir ações criminosas, como os fatídicos assaltos à empresa de valores , em 2017, e ao Banco do Brasil, no ano passado, que colocaram em risco toda a comunidade.

Foram lavrados autos de constatação pela fiscalização do Procon e registro pela Polícia Militar. Cópias dos procedimentos serão enviadas ao Ministério Público de Minas Gerais. O Procon Uberaba vai multar o Banco Itaú por descumprimento da Lei Municipal 10.304/07, que regula a atuação das agências bancárias no município.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por