POLÍCIA

Uberaba mais uma vez é sitiada por bandidos fortemente armados

Segundo informações preliminares, os alvos são o Banco do Brasil e o banco Itaú

Tulio Micheli
Publicado em 27/06/2019 às 05:47Atualizado em 17/12/2022 às 22:00
Compartilhar

Fotos/Jairo Chagas e Reprodução

Caminhão usado pelos bandidos foi abandonado na porta da agência do BB na Leopoldino ainda com faróis e motor ligados

Um ano e sete meses após o uberabense viver verdadeiro caos e madrugada de pânico, quando criminosos invadiram e sitiaram Uberaba no dia 6 de novembro de 2017, em um mega-assalto à empresa de transporte de valores Rodoban, novamente na madrugada desta quinta-feira (27) bandidos provocaram um verdadeiro caos na cidade.

Homens fortemente armados com fuzil, metralhadoras, pistolas e até mesmo uma metralhadora calibre .50 – que chega a ter capacidade de derrubar aeronaves e perfurar paredes – invadiram a avenida Leopoldino de Oliveira por volta das 4h. Os alvos foram as agências do Banco do Brasil e do Banco Itaú, no Centro da cidade. Cogita-se que cerca de 25 homens participaram da ação criminosa, efetuando disparos em prédios residenciais, cercando batalhões e atingindo prédios públicos.

Durante o assalto, aconteceram também explosões secundárias em bairros distantes do Centro, com a intenção de dispersar a atenção do cerco policial. O cofre do Banco do Brasil foi alvo de explosões onde os bandidos utilizaram cilindros de oxigênio e bombas artesanais.

A Polícia Militar partiu para o confronto e tentou levar os bandidos para a zona rural de Uberaba, evitando assim que outras pessoas se ferissem.

Leia também: Serviços pós-ataque: veja o que muda em Uberaba hoje Após horas de negociações reféns são liberados

Várias pessoas de uma mesma família e outros trabalhadores rurais foram feitos reféns durante a tentativa de fuga de parte do bando. Eles ocuparam um caminhão e dentro da carroceria colocaram homens, mulheres, crianças e adolescentes.

Após cerca de duas horas de negociações em uma área nas imediações da BR-262, dez criminosos se entregaram. Sete pessoas, entre elas uma criança de apenas dois anos idade, foram liberadas sem ferimentos.

Um funcionário da concessionária Triunfo Concebra também foi rendido pelo grupo e liberado posteriormente, sem ferimentos. O motivo do funcionário ter sido rendido foi que os próprios autores protagonizaram colisão entre dois carros que serviam para dar fuga aos criminosos.

A polícia não soube informar o desfecho de um homem que aparece em várias imagens que correram as redes sociais. Ele estava amarrado em cima de um capô de um dos carros dos assaltantes. De acordo com o Coronel Peres, da PMMG, pode ser que bandidos tenham utilizado até mesmo um dos homens do bando para impedir ação da Polícia Militar.

Negociação em São Basílio  Bandidos foram interceptados e presos

Dez homens, todos com idades entre 30 e 35 anos, foram presos após se renderem à ação rápida e de pronta resposta da Polícia Militar.

O que impressionou foi que, além das prisões, os militares conseguiram apreender dezenas de armas que ainda estavam em poder dos assaltantes. Entre as peças estavam metralhadores, escopetas, fuzis, pistolas e até mesmo uma metralhadora .50, onde tal calibre tem capacidade para derrubar aeronaves.

Ainda segundo o comandante da 5ª Região da Polícia Militar em Uberaba, coronel Lupércio Peres, com o grupo também foram encontrados vários coletes, um deles, inclusive, da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Informações iniciais apontam que alguns criminosos são de cidades do interior de São Paulo, entre elas, Campinas. Os acusados presos foram encaminhados para a sede da 5ª Região Integrada de Segurança Pública e, segundo Peres, todos serão ouvidos pela Polícia Civil.

Ainda conforme o comandante, cerco-bloqueios continuavam montados em todas as rodovias da região no intuito de capturar outros suspeitos, pois a polícia acredita que a quadrilha era formada por cerca de 25 integrantes. Helicópteros da Polícia Militar e da Polícia Civil também estiveram dando suporte à ação das forças de segurança. Pessoas feridas dão entrada no Hospital de Clínicas

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, duas pessoas foram baleadas na ação dos bandidos. Entre elas estava uma mulher que voltava pra casa após trabalho, que foi atingida com um tiro na cabeça. Ela foi socorrida por terceiros até o HC-UFTM e até o fechamento desta edição seu estado era considerado gravíssimo.

Dois vigilantes da agência do Banco do Brasil também precisaram ser socorridos. Por conta da cortina de fumaça, equipamento de segurança nos bancos, os vigilantes sofreram pequena intoxicação por conta da fumaça, porém foram encaminhados para unidade hospitalar e passam bem.

Leia também: Confira as principais imagens da madrugada de terror vivida pelos uberabenses Polícia também apreende doze veículos utilizados na ação

Ainda de acordo com as primeiras informações repassadas pela Polícia Militar, cerca de 12 veículos foram apreendidos com o bando. Na maioria os carros são roubados e não possuíam emplacamento, o que leva a crer que podem se tratar de automóveis de outras cidades.

A Polícia Civil divulgou que já tomou conhecimento de um imóvel em que parte dos criminosos utilizaram para montar a sede da quadrilha. No local acontecia reuniões e planejamentos da ação que aconteceu na noite desta quinta-feira.  Olho Vivo, batalhão dos bombeiros e até mesmo a Câmara Municipal viraram alvos

Todas as câmeras do Circuito Olho Vivo em praticamente toda extensão da Leopoldino de Oliveira foram destruídas com disparos de arma de fogo. A ação impediu, inclusive, a aproximação de policiais militares.

Outro local que também foi alvo de disparos foi o 8º Batalhão de Bombeiros Militares. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros, que estavam estacionadas no quartel da avenida 13 de Maio, também foram atingidas.

Além das agências bancárias e do quartel do Corpo de Bombeiros, tiros também atingiram o Anexo da Câmara Municipal de Uberaba Nagib Cecílio, onde ficam os gabinetes dos vereadores. Caminhão que estava cercando a Praça Rui Barbosa estava deixando mercadorias em lojas da região e os motoristas foram surpreendidos pelos bandidos com fuzil e feitos reféns por cerca de uma hora. Apesar de não terem sido atingidos, os ocupantes ficaram de escudo para os criminosos. 

Leia também: Prefeito e Deputado Estadual pedem mais investimentos para a segurança Bombas artesanais são abandonadas e detonadas por Esquadrão do Bope

Na tarde desta quinta-feira, o Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de Belo Horizonte detonou duas bombas de fabricação artesanal que foram abandonas pelos criminosos.

Os artefatos foram encontrados na avenida Leopoldino de Oliveira e também na avenida Guilherme Ferreira. Durante a detonação, técnicos avaliaram o poder de destruição dos artefatos e cogita-se que o material seria detonado posteriormente, também para inibir a aproximação da Polícia Militar. Polícia Civil dispara investigações em busca de novos autores

A reportagem também conversou com o Dr. Francisco Gouvêa, delegado-chefe da Polícia Civil em Uberaba, que garantiu que as investigações já se iniciaram e todos os integrantes presos já estão sendo ouvidos.

“Temos agora um trabalho muito delicado e extremamente importante pela frente, que é ouvir todos os envolvidos e também os reféns que ficaram na mira das armas. É o ponto-chave para que novos autores possam ser identificados e localizados”, finalizou o delegado. Serviç aulas, transporte coletivo e energia elétrica

O transporte público de passageiros ficou suspenso até 8h da manhã, quando foi retomado após autorização da Polícia Militar, garantindo a segurança. Os horários estão mantidos desde o início do funcionamento e podem ser acompanhados pelo aplicativo Busu. As estações I, II, II, IV– sentido Terminal Oeste/Leste – Univerdecidade - Manoel Mendes permanecem interditadas. No sentido Manoel Mendes para Univerdecidade as estações 3,2 e 1, também estão fechadas. 

A Cemig informa que houve dano a um transformador na Praça Henrique Krugger e rompimento de cabos na avenida Leopoldino de Oliveira e rua Tristão de Castro. Equipe de manutenção da companhia atua nos locais atingidos para que a energia seja restabelecida ainda hoje.

Ainda de acordo com a Cemig, 1,3 mil consumidores ficaram sem eletricidade porque o ataque causou danos na rede de energia elétrica. Ainda não é possível saber se o dano foi causado pelos tiros ou se os próprios bandidos danificaram a rede como parte do plano para assalto.

A falta de energia afetou o funcionamento semafórico na cidade. Segundo a assessoria da Prefeitura Municipal, agentes de trânsito auxiliam nos locais de maior movimento. Nesta manhã ainda estavam desligados os seguintes semáforos: João Pinheiro com João Caetano Fidélis Reis com João Caetano Governador Valares com João Pinheiro Governador Valadares com a 13 de maio

Ainda de acordo com a Secretaria de Defesa Social, a Leopoldino de Oliveira ainda está interditada,  em dois pontos: da Rua Major Eustáquio até à Rua Segismundo Mendes e da Rua Senador Pena até a Avenida Santos Dumont. A PM recolhe provas no local. Contudo, os ônibus estão operando as linhas normalmente.

O atendimento ao público na Codau acontecerá a partir das 9h. Prefeitura de Uberaba informou que os órgãos públicos municipais estarão fechados durante a manhã, com expediente a partir do meio dia. Contudo, setores de atendimento médico de urgência e emergência funcionarão orientados pelas forças de segurança da cidade.

Com relação às aulas: segundo a secretária Silvana Elias, a estimativa é que 40 mil alunos fiquem sem aulas nesta quinta-feira. Na zona urbana as aulas foram suspensas somente no período da manhã e, portanto, os alunos que estudam à tarde devem comparecer normalmente. Na zona rural, as aulas foram suspensas o dia todo. Ainda não há confirmação sobre reposição das aulas perdidas. As universidades UFTM, IFTM e Uniube suspenderam as atividades até o meio-dia, retornando à normalidade somente no período vespertino.

A secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio informou que as feiras livres previstas para o dia de hoje estão funcionando dentro da normalidade com o apoio da PM.

A Secretaria de Saúde informa que as UPAs estão funcionando normalmente. Não houve nenhuma situação de atendimento referente ao ocorrido nesta madrugada, até o momento. A SMS confirma que foto que circula nas redes sociais de mulheres e crianças deitadas no chão aconteceram realmente no Hospital da Criança que, fora o susto, está com atendimento normal. “Foi solicitado as equipes médicas e de enfermagem que mantenham seus plantões até que se estabilize o transporte público para que possam ser substituídos por outros funcionários”, diz trecho da nota.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Uberaba, Baltazar Luzia Pinto, afirmou que a as agências bancárias devem operar nesta quinta-feira, porém com horário especial. Ele não soube precisar o funcionamento de todas as agências. Em novembro de 2017, criminosos assaltaram a empresa de transporte de valores Rodoban, praticamente sitiando a cidade. Relembre o cas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por