ACRÉSCIMO

CDL espera aumento de até 10% nas vendas do Dia das Mães este ano

Entidade lançou campanha “Ser mãe é uma história de amor” e prevê tíquete médio dos presentes em R$250

Tito Teixeira
Publicado em 04/05/2024 às 18:48Atualizado em 05/05/2024 às 10:06
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A CDL orienta os lojistas a se prepararem para atrair o consumidor esta semana, com ofertas e atendimento especial (Foto/Reprodução)

A CDL orienta os lojistas a se prepararem para atrair o consumidor esta semana, com ofertas e atendimento especial (Foto/Reprodução)

A campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) lançou a campanha para o Dia das Mães “Ser mãe é uma história de amor”. A entidade espera acréscimo de 8% a 10% no faturamento com as vendas do comércio para o período, no comparativo com o ano passado.

Conforme o presidente da CDL, Fernando Xavier, a expectativa é de que o tíquete médio para o Dia das Mães seja de R$250. A data é considerada uma das principais de venda para o varejo e prevê grande movimentação no comércio local. O momento é aliado à mudança da estação, com a chegada do inverno, e culmina no aumento do faturamento das lojas, especialmente de moda, roupas, artigos esportivos e presentes, segmentos mais beneficiados nesta época do ano.

“O Dia das Mães é para o comércio o Natal do meio do ano. É uma data de grande faturamento. É a segunda melhor data para o segmento, só perdendo para o Natal. Então, a CDL já está orientando os seus associados para que preparem as lojas para termos engajamento com o cliente. A nossa expectativa é de um tíquete médio de R$250, que é um bom valor. Temos que aproveitar. Reforçamos nossa orientação para que nossos associados se preparem para prestar um bom atendimento ao cliente que vai comprar o presente para a mãe”, ressaltou Xavier.

A expectativa das vendas no comércio de Uberaba deve superar a média nacional. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) avalia que o Dia das Mães, que neste ano vai ser comemorado no dia 12 de maio, deve ser positivo para o varejo. As estimativas da CNC indicam que o volume de vendas será 3,5% maior que no ano passado e alcançará um valor total de R$13,2 bilhões.

Por segmento, os itens de vestuário, calçados e acessórios devem ser os mais procurados nesta data, com uma previsão de faturamento de R$5,1 bilhões, o que representa um avanço de 2,1% na comparação com 2023. No total, as vendas neste segmento devem responder por quase 40% de todas as vendas para esta data.

Já em Minas Gerais, o período afeta positivamente 67,5% das empresas que atuam no comércio. É o que mostra a pesquisa Expectativas do Comércio Varejista – Dia das Mães/2024, realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Fecomércio-MG.

A análise revela que 31,3% dos empresários esperam que as vendas este ano sejam melhores que as do ano passado. O otimismo e a esperança (47,7%) e o valor afetivo da data (24,2%) foram os principais motivos apontados para a expectativa por esse resultado. Em contrapartida, apenas 9,5% dos empresários que serão impactados esperam que as vendas deste ano sejam piores que as do ano passado. As vendas baixas no primeiro trimestre (41%) e a crise econômica (28,2%) se destacam entre os motivos para as expectativas de vendas piores.

Para melhorar as vendas no período, 28,8% dos comerciantes deverão realizar promoções e liquidações, enquanto 20,8% investirão em propagandas e divulgação. Outra ação realizada por 4,7% dessas empresas é a contratação de funcionários temporários a fim de melhorar o atendimento ao consumidor.

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