DO ALTO PARANAÍBA

Uberaba adere a Consórcio de Saúde com expectativa de minimizar espera da fila eletrônica

Marconi Lima
Publicado em 22/05/2025 às 21:27Atualizado em 23/05/2025 às 05:52
Compartilhar

CISALP - Consórcio Público de Saúde Intermunicipal do Alto Paranaíba (Foto/Divulgação Cisalp)

A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou o Projeto de Lei 651/25, que autoriza Uberaba a integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalp). O Cisalp é constituído por 40 municípios do Alto Paranaíba, Noroeste Mineiro e Triângulo Sul, atuando no atendimento das demandas de média complexidade dos consorciados.

Durante exposição do projeto para o plenário, o líder do governo na CMU, vereador Diego Fabiano (DC), destacou que a adesão ao consórcio proporcionará benefícios diretos à população, especialmente no que tange ao atendimento das demandas da fila eletrônica, gerando, consequentemente, diminuição do tempo de espera para exames e consultas.

O parlamentar revelou que atualmente existe no município uma demanda reprimida nas consultas, que somam 3.741 pessoas esperando atendimento de um dermatologista; outras 2.922, de gastroenteorologista; 921, de neurologia; 5.518, de oftalmologia; 939, de otorrinolaringologista; 2.586, de psiquiatria; 808, de uroginecologia, e 4.895, de cirurgião vascular/angiologia.

Em relação aos exames, a demanda apresenta 2.725 pessoas aguardando a colonoscopia; 7.657, um eletrocardiograma; mais 3.803, endoscopia; 14.849 aguardam exames de patologia; são 1.303 de ressonância magnética e 22.212 de ultrassom.

Em nota técnica, a Secretaria de Saúde (SMS) destacou os objetivos da adesão proposta. Segundo a SMS, é vantajosa a adesão por ofertar acesso em tempo oportuno, minimizando a espera para a realização de exames, consultas e procedimentos médicos especializados; viabilizar a realização de mutirões em horários alternativos, noturno e finais de semana, com ênfase nos bairros hipossuficientes e regiões adjacentes, ampliando o acesso da população em situação de vulnerabilidade aos serviços ofertados e promovendo maior equidade no atendimento; promover a integração de esforços entre municípios para otimizar recursos e melhorar a gestão de saúde regional; o Município de Uberaba é sede da Macrorregião Triângulo Sul, sendo referência para mais de 26 municípios, proporcionando atendimento em consultas, exames e procedimentos para aproximadamente 806.172 habitantes.

Conforme a SMS, embora o sistema de saúde local tenha observado avanços importantes no que diz respeito à gestão e ao controle dos serviços conveniados ao SUS, a complementação pontual dos serviços a serem prestados pelo Cisalp surge como alternativa importante para fortalecer o atendimento à população e garantir acesso em tempo oportuno.

Durante a exposição do projeto aos colegas parlamentares, o líder do governo apresentou um comparativo de valores de exames e procedimentos, que, se contratados na iniciativa privada, custariam R$8.865.850,04, enquanto pelo Cisalp, o valor seria de R$4.372.167,50.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por