POLÍTICA

Secretário de Saúde pede apoio da Aciu para ampliar cobertura vacinal

Publicado em 29/03/2022 às 21:49Atualizado em 18/12/2022 às 23:19
Compartilhar

O secretário municipal de Saúde de Uberaba, Sétimo Bóscolo, e equipe da pasta participaram da reunião quinzenal da diretoria plena da Aciu, realizada na segunda-feira (28). No encontro, a Covid-19 foi a pauta principal da assembleia e a explanação sobre a cobertura vacinal em Uberaba veio acompanhada de um apelo, um pedido de apoio para que a Aciu auxilie na conscientização dos empresários e seus colaboradores no chamamento à vacinação.

Ana Maria de Oliveira Bernardes, diretora de regulação e auditoria da pasta, explanou aos convidados sobre os números da Covid-19 na cidade, contaminações, óbitos, taxas de vacinação, etc. Segundo a diretora, os índices têm mostrado uma situação mais tranquila para a cidade, uma vez que os números de contaminações têm caído drasticamente e os de óbitos também. “Temos dias de zero óbitos, graças a Deus. Estamos, finalmente, nos sentindo mais aliviados”, disse.

Segundo o secretário Sétimo, desde que foi anunciado pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, no início do mês, que o uso de máscaras em espaços abertos estaria desobrigado, a população não vê a hora de que a medida também venha a valer para espaços fechados. “Nós sabemos que todos estão saturados da máscara, mas ela é uma medida importante, assim como o distanciamento, o uso de álcool em gel, etc. Para que possamos desobrigar as máscaras, precisamos atingir 70% de cobertura vacinal com a terceira dose, a de reforço, e atualmente só temos 50,67% da população de Uberaba com essa terceira dose, o que equivale a 129.069 vacinados, até esta segunda-feira, dia 28”, pontua.

O chefe da Saúde ressaltou ainda que, mesmo atingindo os 70%, “a secretaria continuará a indicar máscaras para os que têm a saúde mais frágil e para pessoas que estejam com sintomas gripais”. O presidente da Aciu, Anderson Cadima, reforçou que a instituição tem buscado contribuir com a conscientização de todos sobre a importância da vacina, citando inclusive a campanha realizada no ano passado com o tema “Já fui vacinado”, na qual diretores e associados da instituição postaram fotos de seus momentos de imunização para incentivo aos demais. “Nós temos trabalhado bastante para que a vida possa voltar à sua normalidade; o comércio não corra mais risco de fechar, e a geração de emprego e renda possa ser retomada com segurança. E o apoio à vacinação é uma delas. Vamos alinhar mais uma campanha em parceria com a Saúde e batalhar para que alcancemos esses 70% o quanto antes”, disse.

Dengue. Além de Covid, a diretora de Vigilância Sanitária, Anna Maria Yokoyama dos Anjos, destacou a atenção ao combate à dengue. “Nós vivemos um período de pandemia em que foi natural que o foco fosse Covid. Mas a dengue está aí, nunca foi embora, e precisamos que a população também retome os cuidados de prevenção a ela. Não só a dengue, mas a chikungunya, a zika e outras doenças.

Os diretores da Aciu fizeram questionamentos sobre os assuntos abordados e o presidente da entidade classista, Anderson Cadima, encerrou a reunião colocando a Aciu à disposição da secretaria para divulgações de ações, campanhas e projetos da pasta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por