Eleições 2022 não devem causar baixas no secretariado da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade). O primeiro prazo para desincompatibilização para disputar o pleito termina amanhã, porém a chefe do Executivo informou que, até ontem, nenhum representante do primeiro escalão comunicou afastamento para viabilizar candidatura.
Nas últimas edições do Porta-Voz esta semana também não foram exoneradas pessoas ocupantes de cargos no primeiro escalão. Como não houve saídas informadas à prefeita até então e Elisa cumpre agenda em Belo Horizonte hoje, a perspectiva é que não ocorram surpresas na publicação que circulará a partir desta sexta-feira (1º de abril).
Por outro lado, o time do segundo e do terceiro escalões ainda pode ter alterações por causa do pleito, pois os prazos de afastamento são diferentes, dependendo da categoria a que a pessoa pertence e o cargo que pretende disputar. Conforme o calendário, desligamentos podem ocorrer nos meses de junho e julho.
Quem não se desligar no prazo estabelecido pode ter o pedido de registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral. O afastamento busca impedir abuso de poder econômico ou político nas eleições, pois a pessoa poderia ter acesso à estrutura e recursos para usar em benefício próprio.