Marcos Montes revelou já ter iniciado tratativas com os ex-prefeitos Paulo Piau e Anderson Adauto em torno da planta de amônia
Ministro da Agricultura, Marcos Montes, diz que já conversou sobre o assunto com os ex-prefeitos Anderson Adauto e Paulo Piau (Foto/Jairo Chagas)
O ministro da Agricultura, Marcos Montes (PSD), afirmou que a retomada do projeto da fábrica de amônia em Uberaba será discutida com a Petrobras. Com a ameaça de falta de insumos para a produção de fertilizantes no país devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia, MM até revelou que já conversou com os ex-prefeitos Anderson Adauto (PCdoB) e Paulo Piau (MDB) para colocar o assunto novamente em pauta.
Montes posicionou que a venda da planta de Três Lagoas (MS) para o grupo russo Acron foi suspensa ontem e já existem investidores brasileiros interessados no negócio. Com isso, possibilidades podem ser abertas também para tratar sobre o projeto em Uberaba. “Recebi os representantes do Unigel, um grupo de capital brasileiro, e falamos sobre o assunto”, disse.
Segundo o ministro, uma movimentação já começou a ser feita com os ex-prefeitos Anderson Adauto e Paulo Piau sobre o empreendimento e a proposta é retomar as articulações em torno do projeto da fábrica em Uberaba com a Petrobras. “Falei com os dois sobre esse assunto para a gente poder voltar com toda a força. Pra gente tentar mostrar à Petrobras a importância disso e buscar um parceiro privado. Vamos trabalhar nisso com toda certeza”, ponderou.
O ministro ainda ressaltou que assegurar a autonomia nacional na produção de fertilizantes já é uma prioridade da pasta e a proposta envolvendo Uberaba também receberá atenção completa.
As articulações sobre a fábrica de amônia em Uberaba não foram mencionadas pelo ministro durante o pronunciamento na abertura da Safra Mineira de Açúcar e Álcool 2022/2023. No evento, MM mencionou o trabalho em andamento para resolver o gargalo no setor de fertilizantes e assegurar a normalidade da produção de alimentos, mas não especificou projetos.