A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) publicou no Porta-Voz a nomeação da Comissão Especial para iniciar os estudos visando a elaboração do projeto de revisão do Regimento Interno do Legislativo, bem como da Lei Orgânica do Município, em parceria com o Programa Interlegis, do Senado.
Conforme o despacho, assinado pelo presidente da CMU, Ismar Marão (PSD), a comissão será formada pelos vereadores Caio Bernardo Fonseca de Godoi (PP) e Rochelle Gutierrez Bazaga (PDT) e pelos servidores Rodrigo Gonçalves Souto, Diógenes Alves de Sene, Merylin Marques Ferreira e João Luís Rodrigues Monteiro.
As reuniões serão acompanhadas diretamente pelo Programa Interlegis/Senado Federal, cujas oficinas e apoio técnico serão oferecidos pelo mesmo.
O Programa Interlegis, criado em 1997, é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB). Técnicos do Senado desenvolvem e disponibilizam gratuitamente produtos tecnológicos que ajudam na modernização, segurança dos dados e na transparência dos trabalhos nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas.
Entre os sistemas oferecidos estão o Portal Modelo, CMS (sistema de gestão de conteúdo) customizável, feito para as casas legislativas, e o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza o processo parlamentar, desde a apresentação de uma proposta até sua votação, e lhe confere transparência. Tudo a partir do domínio.leg.br, a identidade do Poder Legislativo na Internet.
O Interlegis também promove oficinas para a capacitação e o treinamento no uso dessas ferramentas tecnológicas, assim como para aperfeiçoar a formação de gestores de todo o país em temas de interesse de estados e municípios. Para conhecer mais sobre o Programa, acesse o site www.interlegis.leg.br.
O Interlegis é um programa que faz parte do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), órgão responsável pela capacitação e modernização do Poder Legislativo. Enquanto o ILB oferece formação e desenvolvimento para servidores do Senado e de outras Casas Legislativas, o Interlegis se concentra em integrar e modernizar as Casas Legislativas de todo o Brasil por meio de tecnologias, ferramentas e serviços que facilitam o processo legislativo, promovem a transparência e a interação com a sociedade.