POSSÍVEIS INVESTIDORES

Mais dez empresas negociam a instalação da ZPE, diz prefeita Elisa

Após assinar contrato para a implantação da unidade de hidrogênio e amônia verdes, com investimento de R$7,8 bi, a prefeita falou em outros interessados na ZPE, mas não revelou detalhes

Marconi Lima
Publicado em 24/05/2025 às 13:18
Compartilhar
ZPE de Uberaba, com área de 268,05 hectares, divididos em 62 lotes, sendo que somente a H2Green deve ocupar um terço do total  (Foto/Arquivo)

ZPE de Uberaba, com área de 268,05 hectares, divididos em 62 lotes, sendo que somente a H2Green deve ocupar um terço do total (Foto/Arquivo)

Durante passagem por Roterdã, onde assinou contrato do protocolo de intenções para investimento de R$7,8 bilhões em unidade que será instalada na Zona de Processamento de Exportação de Uberaba, a prefeita Elisa Araújo (PSD) disse que mais dez empresas estão em negociação para se instalarem em Uberaba.

Em entrevista ao programa Pingo do J, na Rádio JM, Elisa Araújo falou sobre outra viagem internacional, que será para a Espanha. No país ibérico, a chefe do Executivo deve apresentar o projeto de captação de água no rio Grande, financiado por meio de empréstimo do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

O primeiro investimento da ZPE de Uberaba é da empresa europeia H2Green, a partir da subsidiária H2Brazil, para a implantação de uma planta de hidrogênio e amônia verdes. Sobre os outros possíveis investimentos, a prefeita não revelou em quais segmentos da economia eles atuam.

A unidade de Uberaba é a quarta ZPE a entrar em operação no país, com o objetivo de desenvolver a cultura exportadora e fortalecer a balança comercial brasileira, contribuindo também para o desenvolvimento local e a redução das desigualdades regionais.

Além da ZPE de Uberaba, estão em atividade a ZPE de Pecém (Ceará), a ZPE de Parnaíba (Piauí) e a ZPE de Cáceres, no Mato Grosso, que entrou em atividade em julho do ano passado.

A produção no espaço da ZPE, destinada à exportação, garante às empresas suspensão do recolhimento de IPI, PIS/Cofins, Imposto de Importação e AFRMM (Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante) na aquisição de insumos e matérias-primas, com a conversão em isenção ou alíquota zero no caso de posterior exportação do produto final. A instalação de determinada indústria está condicionada à aprovação dos projetos industriais pelo CZPE, que dispõe sobre os critérios de seleção.

A H2Brazil, que se instalará na ZPE de Uberaba, projeta que a unidade no município terá uma produção anual de 124.325 toneladas de hidrogênio e mais 983 mil toneladas de amônia.

A ZPE Uberaba está localizada junto à BR-050, em uma área de 268,05 hectares, abrigando o entroncamento rodoferroviário que serve hoje ao Distrito Industrial 2. O projeto integral da ZPE prevê 62 lotes, distribuídos em três ruas principais.

O objetivo da ZPE de Uberaba é se transformar em um dos maiores hubs de data centers do país, atraindo empresas a partir de isenções tributárias e interiorizando o setor de tecnologia, que hoje se encontra próximo às capitais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por