Câmara Municipal de Uberaba lançou pregão eletrônico para a contratação de empresa especializada em locação de solução para votação em plenário, com fornecimento de hardwares e softwares de gerenciamento técnico de processo legislativo de votação de projetos em plenário, incluindo instalação completa (com visita técnica agendada para análise de periféricos necessários ao bom funcionamento e por conta da contratada).
A contratação prevê ainda a capacitação e treinamento para servidores e vereadores, assistência técnica, manutenções preventivas e corretivas e garantia de funcionamento, visando atender às necessidades da CMU. A abertura da sessão será em 5 de junho, às 8h10. Conforme o despacho, a forma de pagamento à empresa vencedora será no 10º dia útil após a emissão do termo de recebimento definitivo pelo gestor do contrato. A data de vigência do contrato é de 12 meses.
A última troca de painel na Câmara ocorreu há cinco anos, quando o Legislativo alterou a sua formação, passando de 14 vereadores para os atuais 21 vereadores.
À época, a vencedora do processo licitatório foi a Visual Sistemas Eletrônicos Ltda., que também foi responsável pelo fornecimento de hardware, software e implantação de sistema de gerenciamento de processos, treinamento, assistência operacional e garantia permanente de funcionamento.
O painel de votação de uma Câmara de vereadores funciona como um sistema eletrônico que permite que os vereadores registrem seus votos de forma rápida e precisa, com os resultados sendo exibidos de forma clara para o público e para os demais vereadores. Esse painel substitui o método tradicional de votação, em que os vereadores se levantavam ou permaneciam sentados para indicarem seu voto.
O painel é conectado a um sistema eletrônico que registra os votos dos vereadores. Cada vereador tem um botão ou dispositivo associado ao seu nome no painel, que ele utiliza para registrar seu voto.
Geralmente, o painel oferece opções como “Sim”, “Não”, “Abstenção” ou “Abstenção com Justificativa”. Os votos são exibidos no painel em tempo real, mostrando a quantidade de votos “Sim”, “Não”, “Abstenção” e outras opções.
O painel permite que o público e os vereadores acompanhem o processo de votação em tempo real, garantindo transparência e clareza.