Prefeita Elisa Araújo convocou as lideranças políticas de Uberaba a se unirem em favor do projeto (Foto/Jairo Chagas)
Em pronunciamento durante a cerimônia de abertura da Safra Mineira de Açúcar e Álcool nesta sexta-feira (29), a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) solicitou publicamente ao governador Romeu Zema (Novo) que não venda o terreno da extinta fábrica de amônia em Uberaba.
O Estado já tentou leiloar três vezes a área no Distrito Industrial 3 e recuou, porém representantes do governo mineiro declararam em audiência pública no início deste mês que a intenção era consolidar a alienação do imóvel.
No discurso, Elisa defendeu a necessidade de assegurar a independência do país na produção de fertilizantes e reforçou o papel da fábrica de amônia para atingir o objetivo.
A prefeita continuou o pronunciamento citando nominalmente o governador e aproveitou para pedir o apoio do Estado em relação à situação da área no distrito. “Sabemos que o senhor é parceiro e está aqui também para acolher nossas demandas. Governador, precisamos garantir em nosso município a área da planta de amônia. Mais do que nunca, precisamos trabalhar pela autonomia na produção de fertilizantes. Vamos juntos em busca desta conquista”, disse.
A chefe do Executivo ainda argumentou no discurso que a ação permitiria o desenvolvimento de toda a região e convocou a união das lideranças políticas em prol da consolidação da retomada do projeto da fábrica de amônia. “Essa semana, em Uberaba, falou-se muito dessa união entre os representantes do município, do Estado e do governo federal. Nós estamos unidos sim, alinhando nossas demandas e em busca de avançar junto com o Brasil. Esse é o nosso objetivo comum”, declarou.
Além do pedido verbal, a prefeita informou que um ofício também será entregue ao governador para solicitar o apoio na consolidação da planta de amônia. “É um assunto muito desgastado, mas o momento é interessante para voltar a discutir o projeto em função da guerra entre Rússia e Ucrânia. Essa situação ressaltou a nossa necessidade de insumos para a produção de fertilizantes. O Brasil precisa se tornar sustentável e essa é uma oportunidade de avançar”, salientou, acrescentando que o tema seria tratado em reunião de Zema com prefeitos da região.