Duas empresas estão na disputa da licitação para concluir a construção do prédio da unidade básica de saúde do bairro Santa Maria, que estava previsto para ser inaugurado no fim de 2020.
A previsão do governo municipal é publicar o resultado da concorrência até o fim da semana para dar seguimento à assinatura do novo contrato com a empreiteira que finalizará o serviço.
A construção da unidade começou em novembro de 2019 e o prazo inicial de execução era de nove meses. No entanto, a Construtora Carlos Achcar, que venceu a primeira licitação, alegou que não teve condições comerciais para finalizar o serviço e a obra foi paralisada.
De acordo com informações da Prefeitura, a construção da unidade de saúde no bairro Santa Maria está cerca de 70% finalizada. O valor estimado para concluir a obra é de R$466.747,74. A expectativa é o término do prédio para inauguração até o fim deste ano.
O prédio da unidade contará com área construída de 469,58 metros quadrados e previa três consultórios odontológicos, dois ginecológicos e quatro clínicos, bem como salas de reuniões, vacinação, nebulização, cuidados básicos e medicamentos, entre outros.
Considerada a maior estrutura dentro dos projetos de unidades de saúde, a unidade está apta a abrigar, no mínimo, três Equipes de Atenção Básica, com número de profissionais compatível.
A construção da unidade no Santa Maria fazia parte do pacote de obras do plano Uberaba 200 anos, lançado pelo ex-prefeito Paulo Piau (MDB). Para marcar o bicentenário da cidade, foram somados investimentos já anunciados anteriormente por meio dos empréstimos firmados pelo município, emendas parlamentares e verba própria da Prefeitura para atingir um montante de R$200 milhões em obras e ações com inaugurações previstas para até 2020.