GERAL

Robert Lyra recebe título de "Industrial do Ano 2022"

Empresário tem mais de cinco décadas de atuação no setor sucroenergético, impulsionando o desenvolvimento de Uberaba

Publicado em 26/05/2022 às 10:02Atualizado em 18/12/2022 às 19:47
Compartilhar

Empresário Robert Carlos Lyra recebe o prêmio Industrial do Ano 2022, outorgado pela Fiemg em solenidade nesta quinta-feira (Foto/Divulgação)

Em solenidade marcada para esta quinta-feira, no Minas Centro, em Belo Horizonte, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais vai outorgar ao empresário Robert Carlos Lyra o título de “Industrial do Ano 2022”. Evento integra as comemorações do Dia da Indústria.

Contando mais de cinco décadas de atuação no setor sucroenergético, o empresário Robert Carlos Lyra veio de Alagoas para plantar o desenvolvimento na região de Uberaba. Filho do empreendedor Carlos Benigno Pereira de Lyra Neto e Nancy Virgínia Karns Lyra, Robert Lyra formou-se em Engenharia Química em 1976, especializando-se em Tecnologia do Açúcar pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua trajetória empresarial inclui passagem pela vice-presidência do Grupo Carlos Lyra, o conglomerado de empresas com atuação nos segmentos sucroenergético, pecuária, têxtil, de fertilizantes, radiodifusão e táxi aéreo.

Dentre as múltiplas atividades realizadas por ele constam a participação no Conselho de Desenvolvimento do Estado de Alagoas e no Conselho de Administração da Empresa Alagoana de Terminais Ltda (Empat), responsável por toda a operação do terminal açucareiro do Porto de Maceió/AL. Robert Lyra também ocupou a vice-presidência executiva da holding Lagense S.A. e da Usina Caeté, na época com sete unidades industriais, além da superintendência da Sociedade de Táxi Aéreo do Nordeste Ltda (Sotan) e de comandar a Varrela Pecuária Ltda, a Fábrica da Pedra S/A – Fiação e Tecelagem e a Rádio Pioneira AM e FM. Na gestão 2018/2022, atuou como vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), sendo reeleito para a gestão 2022/2025. Faz parte também do Conselho Deliberativo da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig).

Mas, antes de abraçar Uberaba como sua terra, Robert Lyra também atuou como vice-presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL), onde seu bisavô, coronel Carlos Lyra, e seu avô, Dr. Salvador Lyra, até então proprietários da Usina Serra Grande, fundada em 1894, trabalharam na busca de tecnologias de aproveitamento do álcool como combustível. O espírito empreendedor e o pioneirismo sempre estiveram presentes no DNA desse industrial, homenageado nesta data pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais por sua destacada atuação no segmento sucroenergético.

Em 2012, em razão da reorganização societária, houve a cisão do grupo Carlos Lyra, ficando as usinas do Sudeste sob a batuta de Robert Lyra, hoje Delta Sucroenergia S.A., e as usinas do Nordeste e a Unidade Paulicéia, com sua irmã, Elizabeth Lyra.

Atualmente, ele comanda a Delta Sucroenergia S.A. com suas três unidades, Conquista de Minas, Delta e Volta Grande, e também as empresas Tellus Agro S.A., Victory Imóveis, RCL Participações e a Holding VR4 Participações S.A. Robert Lyra. É pai de quatro filhos, Rodrigo, Virgínia e Renata, do casamento com a Sra. Leila Soriano, e Rafael, com a atual esposa, Andrea Pioli. Mais conteúdo especial sobre o Dia da Indústria:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por