GERAL

Convênio com Estado acelerou a ampliação industrial em Uberaba

A municipalização dos distritos industriais trouxe a possibilidade de Uberaba poder captar mais empresas, acelerando o desenvolvimento da cidade

Tito Teixeira
Publicado em 26/05/2022 às 10:57Atualizado em 18/12/2022 às 19:47
Compartilhar

O então secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, liderou as tratativas para a municipalização dos distritos industriais em Uberaba, que ficavam sob a gestão do Estado desde a sua implantação, na década de 80 (Foto/Arquivo JM)

A política de desenvolvimento econômico em Uberaba passou por um divisor de águas a partir de um convênio entre a Prefeitura de Uberaba e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), quando o município recebeu em doação 297 lotes que estavam sem destinação, além de toda a gestão dos referidos distritos.

Esta é a avaliação do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes. Para ele, a partir deste momento, o Município de Uberaba passou a ser “dono do próprio nariz”. Até então, a liberação dos lotes para instalação de empresas era aprovada exclusivamente pelo Governo do Estado.

“Uberaba viveu uma excelente época quando conquistou três distritos industriais. Algumas grandes empresas se instalaram neles, mas perdemos muito tempo, porque a gestão e a liberação dos lotes para a instalação de empresas eram aprovadas exclusivamente pelo Governo do Estado. Quando estive à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, conseguimos mudar essa história, quando fizemos um convênio com a Codemig”, lembrou José Renato.

O ex-secretário destaca que, antes, qualquer empresa que tivesse interesse em se instalar em um deles tinha que “tomar bênção” em Belo Horizonte. Para José Renato, isso atrasou muito e Uberaba ficou muitos anos sem grandes conquistas.

“A legislação de incentivos para empresas em Uberaba foi outra mudança radical que promovemos. Este modelo que criamos aqui em Uberaba é o indicado pelo próprio Governo do Estado. Destaco também outra grande conquista para viabilizar e agilizar a instalação de empresas em nossa cidade. Me refiro ao licenciamento ambiental. Somos a única cidade do interior do Estado a licenciar até a classe 6. Isso significa desburocratização e agilidade na veia”, frisou José Renato.

Na avaliação do ex-secretário, a contextualização é importante para dar a verdadeira visão de onde Uberaba pode ir. Segundo José Renato, é difícil encontrar uma cidade tão bem preparada para se desenvolver como a conhecida “capital do zebu”. “Uberaba já tem uma economia diversificada e pode crescer muito ainda no fortalecimento do polo de fertilizantes, polo cervejeiro, agroindústria e consolidar a sua liderança regional. Se você me perguntar por que Uberaba, mesmo com todos estes diferenciais, tem perdido tanto investimento, eu te respond tem que ter mais gente na mesa para colhermos sugestões e planejarmos ações”, avaliou.

José Renato acredita que a busca por novos investimentos não deve ser apenas responsabilidade do Poder Público. “Não podemos mais colocar somente nos ombros da Prefeitura essa responsabilidade. O crescimento da cidade beneficia a todos. Então, porque não estamos correndo atrás juntos? Nós precisamos criar um grupo de pessoas com características desenvolvimentistas com representantes do governo municipal, entidades, empresários, universidades e, também, com a participação dos nossos deputados eleitos. Lembram como revertemos o caso da Mosaic? Unimos todos em volta de um propósito e mudamos o destino da empresa. Ela investiu aqui”, disse José Renato. Mais conteúdo especial sobre o Dia da Indústria:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por