GERAL

Aumenta o uso de tecnologias digitais, mas "Indústria 4.0" ainda é incipiente

Publicado em 26/05/2022 às 10:50Atualizado em 18/12/2022 às 19:47
Compartilhar

Entre as empresas industriais, 69% já utilizam pelo menos uma tecnologia digital em uma lista que apresenta 18 aplicações diferentes. Em 2016, quando essa pesquisa foi realizada pela primeira vez, 48% das empresas faziam uso de alguma tecnologia digital em uma lista com dez tecnologias selecionadas.

Apesar do alto nível de adoção de pelo menos uma tecnologia digital, a maioria das empresas utiliza uma baixa quantidade de tecnologias digitais, indicando que se encontram em uma fase inicial do processo de digitalização. Entre as empresas industriais, 26% utilizam de uma a três tecnologias e apenas 7% utilizam dez ou mais.

Os setores que utilizam mais e em maior variedade as tecnologias digitais são os de maior intensidade tecnológica. Além disso, são pioneiros na adoção de tecnologias ainda pouco utilizadas na indústria.

As tecnologias digitais com foco em melhoria do processo produtivo continuam sendo as mais utilizadas. Porém, desde 2016, houve aumento do uso de tecnologias que permitem maior customização de produtos. Por exemplo, o uso de automação com sensores que permite linhas flexíveis de produção aumentou de 8%, em 2016, para 27% em 2021. No entanto, tecnologias mais complexas, como as que envolvem inteligência artificial, continuam muito pouco utilizadas.

Entre os principais benefícios reconhecidos pela indústria da adoção das tecnologias digitais, encontram-se o aumento de produtividade, a melhora da qualidade dos produtos e a diminuição dos custos de produção.

Assim como em 2016, o alto custo de implantação é percebido como a maior barreira interna à empresa para a adoção de tecnologias digitais, com 66% de assinalações, como uma das três principais barreiras. A falta de conhecimento e clareza sobre os retornos das tecnologias também está entre as barreiras mais assinaladas.

A falta de trabalhador qualificado foi a barreira externa à empresa mais assinalada. Em seguida, têm-se a dificuldade para identificar tecnologias e parceiros e o fato de clientes e fornecedores ainda não estarem preparados. Indústria brasileira está mais digital, porém tem baixa maturidade nesse processo

A Indústria brasileira está mais digital que cinco anos atrás. Em 2021, 69% das empresas industriais já utilizavam pelo menos uma tecnologia digital em uma lista que apresenta 18 diferentes aplicações. Em 2016, as empresas que faziam uso de alguma tecnologia digital eram 48%, em uma lista com dez opções.

Contudo, a maioria das empresas utiliza uma baixa quantidade de tecnologias digitais, indicando que se encontram em uma fase inicial do processo de digitalização. Mais da metade das empresas industriais não utiliza nenhuma tecnologia digital (31%) ou utiliza entre uma e três tecnologias digitais (26%). As empresas que utilizam dez ou mais tecnologias digitais são apenas 7%.

A Indústria 4.0 é um conceito abrangente, baseado na integração de um conjunto de tecnologias que viabilizam ecossistemas de sistemas inteligentes e autônomos, com fábricas descentralizadas e produtos e serviços integrados. Ela se refere a uma rede inteligente de máquinas e processos para a indústria com a ajuda das tecnologias da informação e comunicação.

A Indústria 4.0 depende da complementariedade das tecnologias digitais. Por exemplo, sensores coletam informação de máquinas, que poderão ser compartilhadas com outras máquinas. Decisões, por sua vez, poderão ser tomadas por meio dos dados coletados e da inteligência artificial, como manutenção preditiva das máquinas. O valor da Indústria 4.0 está na integração das diversas tecnologias digitais.

Fonte: CNI – Sondagem especial (Acesse o conteúdo complet bit.ly/3wNbpso) Mais conteúdo especial sobre o Dia da Indústria:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por