Segundo pesquisa da Fecomércio MG, valor afetivo da data e o aquecimento do comércio são os motivos para alta do otimismo
Segunda data mais importante para o varejo, atrás apenas do Natal, o Dia das Mães vem cercado de expectativas positivas por parte dos empresários mineiros. Cerca de 46,4% dos comerciantes esperam vender mais em 2025 em comparação à data do ano passado. Neste ano, a data será comemorada em 11 de maio. A pesquisa é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MG).
De acordo com a entidade, a estimativa positiva deste ano é ainda maior do que a de 2024, quando 31,3% dos comerciantes apostavam em aumento das vendas em relação a 2023.
Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, ressalta que o resultado da pesquisa é muito positivo. "Em 2024 já observamos boas vendas. Para aqueles que esperam as vendas melhores, o otimismo e a esperança, seguido do valor afetivo da data e o aquecimento do comércio são os motivos mais apontados", diz.
Em contrapartida, neste ano, o percentual de empresas que esperam piora nas vendas na data é de 19,6%. O número é maior do que 2024, quando somavam 9,5%.
"Os empresários que esperam vendas piores este ano justificam essa expectativa devido a crise econômica, consumidor mais cauteloso, a baixa nas vendas do 1º trimestre e o valor alto dos produtos”, explica Gabriela.
Ticket médio e itens mais vendidos
A pesquisa também apontou que a maioria dos empresários, cerca de 48%, estimam que o gasto médio no Dia das Mães deverá ficar entre R$ 70,00 e R$ 200,00.
No segmento de tecidos e vestuário, as vendas de roupas devem se destacar com 59,6%, seguidas por calçados, com expectativa de participação das vendas do segmento de 19,1%.
No nicho de produtos farmacêuticos, as projeções dos lojistas destacam as vendas de perfumes e cosméticos com 69,4% de participação e cesta de presentes (19,4%).
Já supermercados e afins apostam nas vendas puxadas pelas carnes (23,2%) e utensílios domésticos (14,3%).
Fonte: O Tempo.