(Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi premiada nesta quinta-feira, 8, no seminário internacional sobre Experiências Inovadoras em Atenção Especializada, em Belo Horizonte.
“Reconhecimento à iniciativa que contribui com inovação, qualidade compromisso para o fortalecimento do cuidado especializado no SUS”, são os dizeres descritos no prêmio.
Na oportunidade a SMS apresentou, no painel sobre Telessaúde, Telemedicina e Matriciamento, a experiência inovadora de Teleinterconsulta em Endocrinologia, que integra a Atenção Especializada e a Atenção Primária à Saúde. A apresentação foi conduzida pela endocrinologista Elisabete Mantovani, referência técnica em Saúde da SMS, e pela assistente social Maria Cristina Strama.
A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, que também participa do seminário, destacou que a decisão de implantar a teleconsultoria síncrona foi assertiva, pois contribuiu para a qualificação da fila e, consequentemente, para o fortalecimento da resolutividade dos atendimentos na Atenção Básica.
O programa de Teleconsultoria Síncrona, iniciado em fevereiro de 2024 no Centro Municipal de Diabetes e Hipertensão (Cemdhi), otimiza o atendimento em endocrinologia no município. A fila eletrônica para a especialidade passou a ser organizada em tempo útil, garantindo agendamentos rápidos após a solicitação. Atualmente não há demanda reprimida.
O evento, promovido pela Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), segue até está sexta-feira (9), no Teatro Feluma, em Belo Horizonte.
O seminário reúne especialistas, gestores e profissionais da saúde para discutir inovações e desafios na Atenção Especializada no Brasil e no mundo.