O MONEY

Sem resposta sobre 13º, servidores da PMU recebem os vencimentos nesta quinta, dia 3

Marconi Lima
Publicado em 01/07/2025 às 14:51Atualizado em 02/07/2025 às 06:01
Compartilhar

Após o anúncio do pagamento dos salários de junho no próximo dia 3 pela Prefeitura de Uberaba, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SSPMU) informou, por meio de suas redes sociais, que ainda não recebeu resposta do Executivo sobre antecipação da primeira parcela do 13° salário, em julho.

A solicitação foi destinada à prefeita Elisa Araújo (PSD), com cópias para a secretária de Administração, Taciana Balduíno; o secretário de Fazenda, Roberto Tosto, e o presidente do Ipserv, Márcio Barros. Conforme a entidade, o pedido visa atender às necessidades dos servidores públicos.

A direção do SSPMU ressaltou que reconhece que a antecipação do 13º salário não é obrigatória e que os municípios enfrentam dificuldades, porém o deferimento do pedido demonstrará uma gestão responsável e cuidadosa com os servidores.

No ano passado, a Prefeitura de Uberaba antecipou a primeira parcela do benefício, no início do segundo semestre. A prática é adotada pelo governo municipal desde o início do mandato em 2021.

Em relação ao anúncio do pagamento do vencimento dos servidores, o SSPMU agradeceu o esforço do Executivo em liberar o pagamento antes do 5° dia útil.

Conforme a Prefeitura, o montante líquido a ser liberado com o pagamento dos salários ultrapassa R$38,8 milhões. A secretária de Administração, Taciana de Castro Balduíno, informou que a liberação dos salários representa um impulso importante para o comércio e para a prestação de serviços no município, refletindo diretamente em áreas como alimentação, vestuário, lazer e habitação.

“O salário dos servidores corresponde a uma fatia relevante do consumo na cidade, contribuindo para fortalecer a economia local e sustentar o funcionamento de vários segmentos”, explicou.

Até o ano passado, o pagamento dos servidores municipais era depositado ainda dentro do mês trabalhado. Contudo, na nova gestão, a prefeita Elisa Araújo anunciou a mudança no calendário de pagamentos, argumentando que existem impedimentos após a implantação do e-Social e a metodologia não poderia ser mantida. Dessa forma, os servidores passam a receber até o 5º dia útil do mês subsequente ao trabalhado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por