O prefeito Paulo Piau recebeu nesta sexta-feira (7), no auditório da Prefeitura de Uberaba, representantes de entidades classistas de vários segmentos para reapresentação da revisão do Plano Diretor. A apresentação do conteúdo foi feita também pelo secretário de Planejamento, Nagib Facury; pelo superintendente da Secretaria de Planejamento (Seplan), Daniel Rodrigues e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, no que tange a questão econômica para o município.
Além da revisão do Plano Diretor foram apresentados, também, pontos relacionados à legislação do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), que inclusive segue na Câmara Municipal. E, ainda, o Plano Estratégico “Reviva Centro”.
“Entendemos que a porta de entrada de todos os investimentos para uma cidade é através do seu Plano Diretor. Por isso, entendemos a importância da votação pelo Legislativo. Todas as cidades brasileiras estão se preparando para o pós-Covid e temos uma situação ímpar que visa novos investimentos, criando novos postos de emprego e geração de renda e riqueza para a população”, destaca o secretário Nagib que frisou que a proposta é que o documento – na sua fase final e revisada – seja encaminhado para a Câmara Municipal até o próximo dia 20.
Piau destacou o Plano Diretor da Univerdecidade, considerado por ele como um projeto especial, e a expansão da ocupação do solo de Uberaba junto ao anel viário e às rodovias que cortam a cidade.
“Esses pontos facilitarão a vida do investidor. Evidentemente temos a questão do meio ambiente que cabe no código ambiental e concordamos plenamente com as sugestões apresentadas e destaco que todo o processo tem que ser feito com total segurança junto à Câmara. Estamos no final de governo e esse projeto já está na Câmara há cerca de um ano, não podemos deixar que um trabalho feito a tantas mãos e com muito critério e rigor, por profissionais competentes, se perca. É preciso pensar que estamos em um momento crítico e vamos, em breve, viver outra situação que será o pós-Covid. Um plano que apresenta tantas melhorias para o município terá o papel de contribuir com o futuro”, destaca.
Novo centro. Sobre o Plano Estratégico ‘Reviva Centro’, Piau destacou que é necessário que todos se envolvam também na reconstrução do centro de Uberaba. Segundo ele, “não podemos deixar o centro de Uberaba morrer, isso seria um gasto desnecessário. Ainda há tempo para reconstruir um centro forte com programas de incentivo e consistentes, inclusive com habitação popular. Acho que são projetos à parte, mas que vem reforçar também essa estrutura urbanística de Uberaba”, relata.