ACOMPANHAMENTO

Nutrição da UFTM deve avaliar a merenda das escolas de Uberaba

Ministério Público solicitou que equipe do curso de Nutrição visite de forma aleatória e sem aviso prévio escolas e verifique a qualidade nutricional do alimento

Gisele Barcelos
Publicado em 09/10/2023 às 20:51Atualizado em 09/10/2023 às 21:01
Compartilhar
A medida foi acertada durante reunião do promotor José Carlos Fernandes com representantes do curso e o secretário Celso Neto  (Foto/Divulgação)

A medida foi acertada durante reunião do promotor José Carlos Fernandes com representantes do curso e o secretário Celso Neto (Foto/Divulgação)

Dando seguimento ao inquérito civil instaurado para averiguar a merenda escolar na rede municipal, Ministério Público solicitou que equipe do curso de Nutrição da UFTM avalie a alimentação fornecida aos alunos da Prefeitura.

Os detalhes foram tratados em reunião nessa segunda-feira (9) entre o promotor José Carlos Fernandes Junior, os representantes do curso de Nutrição da UFTM e o secretário municipal de Educação, Celso Neto. 

De acordo com o representante do Ministério Público, foi solicitado que a equipe da universidade visite as escolas sem aviso prévio e de forma aleatória para a coleta de material. O objetivo é fazer a avaliação, por amostragem, da qualidade nutricional da merenda servida na rede municipal.

O promotor posicionou que um relatório será elaborado a cada visita e o documento será repassado imediatamente à 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba, pois o trabalho auxiliará no andamento do inquérito instaurado para verificar a regularidade da execução do contrato de fornecimento da merenda em Uberaba.

Na reunião, os representantes da UFTM pediram prazo de 10 dias para analisarem a possibilidade de execução do trabalho pretendido pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Uberaba.

Já o secretário de Educação manifestou à Promotoria não ter qualquer objeção à avaliação externa e assegurou a entrada às escolas municipais dos nutricionistas da UFTM que forem executar o trabalho solicitado pelo Ministério Público. 

O questionamento sobre a merenda escolar surgiu devido a uma reclamação feita por aluno do 6º ano da Escola Municipal Frei Eugênio. O estudante relatou aos vereadores que passou mal depois de comer macarrão com feijão servido na unidade.

Ao instaurar o inquérito na semana passada, o Ministério deu prazo de 10 dias úteis para que a Secretaria Municipal de Educação encaminhe cópia do contrato com a empresa Soluções Serviços Terceirizados e informe a qualificação do gestor e do fiscal do contrato. Além disso, o representante do Ministério Público solicitou que a pasta esclareça se houve o registro de reclamações pertinentes à execução do contrato, o eventual conteúdo das queixas e as medidas administrativas adotadas em relação a cada uma.  

Para avançar com a apuração, a Promotoria também ouvirá inicialmente oito servidores públicos municipais, cujos nomes constam na planilha de fiscalização da merenda escolar. As oitivas estão marcadas para o dia 16 de outubro. 

Na Semana da Criança, cardápio tem bolinho de chocolate e cookies 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) preparou cardápio especial para a Semana da Criança, de 9 e 11 de outubro, para os mais de 28 mil alunos atendidos nas 77 unidades municipais de ensino.

O cardápio preparado pela equipe da Seção de Alimentação Escolar (SAE) é composto por bolinhos de chocolate e cookies, com preparação acompanhada pelos nutricionistas da Semed. As receitas não possuem alto teor de açúcar ou de gordura. Além das sobremesas, o tradicional “momento da fruta”, que já está presente no cardápio das unidades ao longo do ano, está mantido durante a semana de celebração.

Para o diretor de Logística da Semed, Alexandre Lennon, que é responsável pelo fornecimento de alimentação escolar nas unidades de ensino, o cardápio especial busca reforçar a comemoração, de uma forma saborosa e, ao mesmo tempo, preservar a alimentação saudável dos alunos. “Reforçar que as comemorações podem ser feitas com um cardápio acessível e saudável é, também, uma forma de demonstrar que, mesmo seguindo à risca a legislação sobre alimentação saudável, podemos fornecer algo de especial para nossos alunos, no Dia das Crianças”, ressaltou.

O secretário de Educação, Celso Neto, explica que o cardápio especial foi construído com base na Portaria Semed nº 110/2021, que regulamenta a alimentação escolar no município, conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Alimentos com alto teor de açúcar e ultraprocessados não podem ser entregues aos alunos, nem ser por eles consumidos no ambiente escolar, por isso realizamos as adaptações das receitas originais”, disse.

Programação. Ainda na Semana da Criança, as unidades escolares vão realizar atividades musicais, brincadeiras, jogos pedagógicos e teatro. Na quinta-feira (12), a Prefeitura de Uberaba e a Câmara Municipal promovem evento aberto à comunidade, na Praça d’Abadia, das 8h30 às 12h30. Com entrada gratuita, a festa promete ser marcada pela diversão e muita alegria. Sessão de pintura facial, jogos de tabuleiro, oficinas de desenho, brinquedos como pula-pula e cama elástica, além de atrações e apresentações artísticas da banda Axé UAI e personagens infantis, esperam os pequenos participantes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por