Abaixo-assinado coletou 129 assinaturas e denunciante afirma que recondução ao cargo foi promessa não cumprida
Abaixo-assinado com 129 assinaturas até o momento pede o retorno de diretora da Escola Municipal Uberaba. Ela teria se afastada do cargo para disputar cadeira na Câmara Municipal, nas eleições de outubro, com o compromisso de retornar ao mesmo cargo após o fim do pleito. Contudo, não foi o que aconteceu.
Segundo informações repassadas ao Jornal da Manhã, o abaixo-assinado foi registrado em cartório, manifestando o desejo da comunidade escolar. O documento, enviado à reportagem do JM, expõe que Ana Silvia Cury Abbade Mendes exerce o cargo de diretora há três anos e "tem o merecido reconhecimento de toda comunidade escolar, todos servidores e alunos por seu esforço, dedicação, inteligência, amparo, suporte, apoio e, sobretudo, pelo desenvolvimento visto na escola".
Ainda de acordo com o documento, a então diretora "conseguiu manter a escola como referência na Educação do município, gerenciando a unidade em prol da melhoria da educação pública, tendo como testemunha toda a comunidade local e escolar, que são os sujeitos que observam o desenvolvimento das atividades diárias da escola". O abaixo-assinado ainda diz que a Escola Municipal Uberaba "não pode perder uma gestora deste calibre".
A diretora se afastou da função em julho de 2024, conforme previsão legal, uma vez que colocou seu nome à disposição nas urnas em outubro, pleiteando cadeira na Câmara Municipal de Uberaba. Contudo, saiu derrotada do pleito. No documento, consta que havia "compromisso assumido pelo secretário de Educação, Celso Neto, de que ela retornaria à direção, caso não fosse eleita".
O documento ainda menciona que "a professora retornou para um cargo na unidade de ensino e está ajudando a atual gestão, conforme acordado, a pedido dela, ao secretário que acontecesse dessa maneira para que as prestações de contas da atual gestora fossem concluídas, sob justificativa de que a mesma não queria atrapalhar o andamento dos processos financeiros iniciados".
Por fim, o documento pondera que o "atual governo preza pelo diálogo e democracia", e, por isso, a comunidade espera que "seja honrado o compromisso que o secretário Celso Neto fez junto à comunidade", com a recondução de Ana Sílvia ao cargo de direção da Escola Municipal Uberaba.
Segundo denunciante relatou ao JM, a vice-diretora passou a ocupar o cargo durante a ausência de Ana Sílvia, mas apresentou problemas de saúde e foi afastada. Então, a Secretaria Municipal de Educação teria encaminhado outra pessoa para realizar a gestão da unidade escolar durante esse período.
A reportagem acionou a Secretaria Municipal de Educação para posicionamento e aguarda retorno. O espaço está aberto à manifestação.