Ainda sem resposta da Prefeitura quanto ao pleito para o reconhecimento do pastel de feira como patrimônio cultural da cidade, a vereadora Luciene Fachinelli (União) afirmou que pretende insistir junto à Administração Municipal a partir do próximo ano para concretizar a proposta.
Segundo a parlamentar, servidores da Secretaria de Desenvolvimento Econômico enviaram a documentação utilizada em Uberlândia para declarar o pastel de feira como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial na cidade vizinha. Além disso, ela ressaltou que foi disponibilizado um histórico que pode embasar a decisão da Fundação Cultural em Uberaba.
Com o levantamento em mãos, a vereadora afirmou que articulará com o presidente da Fundação Cultural, Cássio Facure, para viabilizar o pleito. “Vou procurá-lo com todo esse material para a gente avançar em relação à proposta. Tenho certeza que vamos conseguir”, disse.
A proposta de tornar pastel de feira como patrimônio histórico e cultural de Uberaba surgiu em março. Em requerimento pelo Legislativo, a vereadora solicitou que o Executivo tome providências para tornar o reconhecimento do alimento.
Na justificativa, a parlamentar alegou que o pastel de feira é uma comida tradicional e que está ligada à identidade de Uberaba, sendo um símbolo cultural apreciado por moradores locais e visitantes. Ela também defendeu que a iniciativa poderia fomentar o turismo em Uberaba e teria impacto positivo na economia, já que a cidade poderia atrair mais turistas interessados em experimentar a comida.