Diretor executivo da Triunfo Concebra, Thiago Vitorello, esclareceu que a empresa deverá realizar neste período vários serviços (Foto/Reprodução de vídeo)
Tipo de veículo
Praça Campo Florido
Praça Perdizes
Valor atual
Novo Valor
Variação %
Valor Atual
Novo valor
Variação %
Automóvel, caminhonete e furgão
3,00
6,90
130
3,70
8,40
127,02
Caminhão leve, ônibus, Caminhão-trator e furgão
6,00
13,80
130
7,40
16,80
127,02
Automóvel e caminhonete com semreboque
4,50
10,35
130
5,55
12,60
127,02
Caminhão, caminhão trator com semirreboque e ônibus
9,00
20,70
130
11,10
25,20
127,02
Automóvel e caminhonete com reboque
6,00
13,80
130
7,40
16,80
127,02
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque
12,00
27,60
130
14,80
33,60
127,02
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque
15,00
34,50
130
18,50
42,00
127,02
Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque
18,00
41,40
130
22,20
50,40
127,02
Motocicletas, motonetas, bicicletas
1,50
3,45
130
1,85
4,20
127,02
Com aditivo no contrato de concessão da BR-262, a tarifa de pedágio terá aumento superior a 100% a partir de domingo (3). Para automóveis simples, o valor passará de R$ 3 para R$ 6,90 na praça de pedágio entre Uberaba e Campo Florido. Já o pedágio para veículos passeio no caminho entre Uberaba e Araxá, aumentará de R$ 3,70 para R$ 8,40. O reajuste valerá para as demais nove praças de pedágio.
O aditivo no contrato de concessão terá validade até novembro de 2023. Em coletiva de imprensa ontem, o diretor executivo da Triunfo Concebra, Thiago Vitorello, esclareceu que a empresa deverá realizar neste período os serviços de roçada, recuperação do pavimento, reabilitação de balanças e também conclusão de cinco passarelas (uma delas em Uberaba).
Vitorello justificou que o aumento na tarifa de pedágio foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para custear os serviços exigidos até o fim do aditivo em novembro de 2023. "A partir de junho de 2020, a gente teve uma queda de 40% na receita tarifária e essa situação levou a um serviço de pior qualidade e a maior deterioração do pavimento [...] Essa degradação exige hoje o complemento tarifário para fazer frente aos investimentos previstos no período do aditivo e os compromissos que teremos que honrar nos próximos 20 meses", argumentou.
Questionado, o diretor da concessionária posicionou que a duplicação do trecho da BR-262 entre Uberaba e Nova Serrana não está entre as obras que serão realizadas nos próximos 20 meses do aditivo. "O foco são trabalhos iniciais. Tirar depressões e trincas do pavimento, reabilitar balanças e construir cinco passarelas. Não tem investimentos de ampliação de capacidade", reforçou.
Ainda conforme o dirigente da empresa, o término da duplicação da BR-262 deverá ser discutida em audiências públicas e deve ser inserida no novo edital de licitação entre as obras a serem realizadas pela nova concessionária.
Segundo o diretor-presidente da Triunfo-Concebra, Odenir José Sanches, a perspectiva é que o processo para relicitação do trecho seja concluído até novembro de 2023. Porém, se houver algum problema, existe possibilidade de ampliar o aditivo até que a nova concessionária esteja pronta para assumir a rodovia. “Mas não é ideia permanecermos no ativo por mais tempo. O governo tem pressa em ter a empresa para dar início à nova concessão”, ponderou.
Na coletiva, os dirigentes da Triunfo-Concebra esclareceram que a empresa está vetada e não poderá disputar o novo certame.
A Triunfo/Concebra protocolou o pedido de devolução da concessão da BR-262 em março de 2021 e a solicitação foi acatada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para viabilizar a relicitação do trecho.
A expectativa inicial era finalizar os estudos para uma nova concessão em dezembro do ano passado e avançar para a fase de consulta popular no início de 2022, com a realização de audiências públicas. No entanto, até o momento, a minuta do edital de relicitação da BR-262 ainda não foi publicada.
O contrato original de concessão abrange 1.176,5 quilômetros das rodovias BRs 060, 153 e 262. Entre as obras previstas está a duplicação do trecho entre Uberaba e Nova Serrana, que deveria ter sido finalizada em 2019 e não chegou a avançar.