POLÍTICA

Com aditivo em contrato, valor de pedágio na 262 sobe mais de 100%

Documento prevê a permanência da Triunfo Concebra na gestão da via, pelo menos, até novembro de 2023

Gisele Barcelos
Publicado em 01/04/2022 às 16:11Atualizado em 18/12/2022 às 23:14
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Diretor executivo da Triunfo Concebra, Thiago Vitorello, esclareceu que a empresa deverá realizar neste período vários serviços (Foto/Reprodução de vídeo) 

Tipo de veículo

Praça Campo Florido

Praça Perdizes

Valor atual

Novo Valor

Variação %

Valor Atual

Novo valor

Variação %

Automóvel, caminhonete e furgão

3,00

6,90

130

3,70

8,40

127,02

Caminhão leve, ônibus, Caminhão-trator e furgão

6,00

13,80

130

7,40

16,80

127,02

Automóvel e caminhonete com semreboque

4,50

10,35

130

5,55

12,60

127,02

Caminhão, caminhão trator com semirreboque e ônibus

9,00

20,70

130

11,10

25,20

127,02

Automóvel e caminhonete com reboque

6,00

13,80

130

7,40

16,80

127,02

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

12,00

27,60

130

14,80

33,60

127,02

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

15,00

34,50

130

18,50

42,00

127,02

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

18,00

41,40

130

22,20

50,40

127,02

Motocicletas, motonetas, bicicletas

1,50

3,45

130

1,85

4,20

127,02

Com aditivo no contrato de concessão da BR-262, a tarifa de pedágio terá aumento superior a 100% a partir de domingo (3). Para automóveis simples, o valor passará de R$ 3 para R$ 6,90 na praça de pedágio entre Uberaba e Campo Florido. Já o pedágio para veículos passeio no caminho entre Uberaba e Araxá, aumentará de R$ 3,70 para R$ 8,40. O reajuste valerá para as demais nove praças de pedágio. 

O aditivo no contrato de concessão terá validade até novembro de 2023. Em coletiva de imprensa ontem, o diretor executivo da Triunfo Concebra, Thiago Vitorello, esclareceu que a empresa deverá realizar neste período os serviços de roçada, recuperação do pavimento, reabilitação de balanças e também conclusão de cinco passarelas (uma delas em Uberaba).

Vitorello justificou que o aumento na tarifa de pedágio foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para custear os serviços exigidos até o fim do aditivo em novembro de 2023. "A partir de junho de 2020, a gente teve uma queda de 40% na receita tarifária e essa situação levou a um serviço de pior qualidade e a maior deterioração do pavimento [...] Essa degradação exige hoje o complemento tarifário para fazer frente aos investimentos previstos no período do aditivo e os compromissos que teremos que honrar nos próximos 20 meses", argumentou.

Questionado, o diretor da concessionária posicionou que a duplicação do trecho da BR-262 entre Uberaba e Nova Serrana não está entre as obras que serão realizadas nos próximos 20 meses do aditivo. "O foco são trabalhos iniciais. Tirar depressões e trincas do pavimento, reabilitar balanças e construir cinco passarelas. Não tem investimentos de ampliação de capacidade", reforçou.

Ainda conforme o dirigente da empresa, o término da duplicação da BR-262 deverá ser discutida em audiências públicas e deve ser inserida no novo edital de licitação entre as obras a serem realizadas pela nova concessionária.

Segundo o diretor-presidente da Triunfo-Concebra, Odenir José Sanches, a perspectiva é que o processo para relicitação do trecho seja concluído até novembro de 2023. Porém, se houver algum problema, existe possibilidade de ampliar o aditivo até que a nova concessionária esteja pronta para assumir a rodovia. “Mas não é ideia permanecermos no ativo por mais tempo. O governo tem pressa em ter a empresa para dar início à nova concessão”, ponderou.

Na coletiva, os dirigentes da Triunfo-Concebra esclareceram que a empresa está vetada e não poderá disputar o novo certame.

A Triunfo/Concebra protocolou o pedido de devolução da concessão da BR-262 em março de 2021 e a solicitação foi acatada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para viabilizar a relicitação do trecho.

A expectativa inicial era finalizar os estudos para uma nova concessão em dezembro do ano passado e avançar para a fase de consulta popular no início de 2022, com a realização de audiências públicas. No entanto, até o momento, a minuta do edital de relicitação da BR-262 ainda não foi publicada.

O contrato original de concessão abrange 1.176,5 quilômetros das rodovias BRs 060, 153 e 262. Entre as obras previstas está a duplicação do trecho entre Uberaba e Nova Serrana, que deveria ter sido finalizada em 2019 e não chegou a avançar.

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