POLÍTICA

Cidadania solicita apuração de fraude em candidaturas femininas

Gisele Barcelos
Publicado em 19/11/2020 às 20:47Atualizado em 19/12/2022 às 05:53
Compartilhar

Cidadania entrou com representação na Justiça e solicita apuração de possível fraude em candidaturas proporcionais femininas em Uberaba. Suspeitas foram levantadas após duas candidatas a vereadora não terem recebido nenhum voto no pleito deste ano.

Na denúncia, o Cidadania requer a investigação contra Helenir Oliveira, do DEM, e Renata Sousa, do PMN, que não receberam nem o próprio voto, segundo o resultado da votação apresentado pela Justiça Eleitoral.

O partido argumenta na representação que não basta o cumprimento formal da cota de gênero, sendo necessário que as candidatas mulheres “demonstrem uma performance compatível com seu esforço e dedicação ao longo da campanha eleitoral”.

A sigla ainda ressalta que o recebimento de um voto é o mínimo para as postulantes. “Na hipótese das candidatas não receberem sequer um voto, ou seja, nem o próprio voto, faz-se necessária a intervenção ministerial, com vistas a verificar a regularidade ou não do cumprimento da legislação aplicável”, continua o texto.

Também na denúncia, o Cidadania pondera que, se os partidos não apresentaram candidaturas reais para cumprir a exigência de 30% da cota de gênero, os demais integrantes da chapa proporcional não poderiam ter obtido registro. “Os candidatos apresentados por ela não teriam sequer buscado e recebido os votos que os elegeram. Equivale dizer que o status de eleitos só foi possível alcançar em razão da fraude lançada na lista, resultado das odiáveis candidaturas fictícias”, defende o documento.

Com isso, o partido autor da denúncia requer que o Ministério Público instaure ação de impugnação de mandato eletivo para destituição dos vereadores eleitos pelas chapas do DEM e do PMN: Almir Silva, Baltazar da Farmácia e Paulo César Soares - China. Se constatada a fraude na composição das chapas, a sigla também requer a redistribuição das cadeiras para os partidos que tiverem alçado o quociente eleitoral. 

Além disso, o partido solicitou a averiguação sobre a desistência de candidatas mulheres na chapa proporcional do PSDB antes das eleições. Conforme o texto, não houve notícia de substituição e seria preciso apurar se as quotas de gênero foram cumpridas pelo ninho dos tucanos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por