(Foto/Divulgação)
Durante a solenidade de assinatura entre a Prefeitura de Uberaba e a H2Brazil para a instalação de uma planta para a produção de hidrogênio verde na Zona de Exportação de Uberaba (ZPE), a Cemig firmou acordo de cooperação para futuro fornecimento de energia elétrica 100% renovável à unidade, que será instalada no município.
A companhia energética também esteve representada em Roterdã, na Holanda, no World Hydrogen Summit, onde ocorreu a assinatura do acordo entre a Prefeitura de Uberaba e a H2Brazil. A empresa europeia informou que trabalha para obter os recursos a serem investidos no projeto da Cemig. O objetivo é que a planta tenha capacidade de produção de 820MWe e esteja em funcionamento até 2030. Mas, antes, o planejamento é de que uma planta-piloto esteja em funcionamento até 2027, com produção de 20MW.
Ao entrar em funcionamento, o objetivo da empresa será o de suprir os mercados do agronegócio por meio da produção de amônia, energia e de combustíveis sintéticos (metanol).
Para o gerente de Cadeias de Mineração, Siderurgia e Metal-Mecânicas da Invest Minas, Henrique Tavares, projetos como o da H2Brazil reforçam o perfil inovador da agência, bem como o protagonismo do estado e o esforço dos municípios em buscar soluções empreendedoras com foco no futuro.
“O hidrogênio verde representa uma virada de chave na transição energética global. É a chance concreta de descarbonizar setores intensivos em uso de energia e construir um futuro mais limpo, mediante a utilização de fonte com potencial para transformar a matriz energética mundial”, ressaltou.
Fundada na Europa, a H2Brazil é liderada por executivos que comandaram os primeiros e maiores projetos de hidrogênio verde em Portugal e na Espanha. Agora, o foco da produção em larga escala, visando a descarbonização da indústria, está no Brasil.
Com plantas âncoras em desenvolvimento em Uberaba e no Porto do Açu (RJ), a empresa está construindo uma plataforma escalável de produção de hidrogênio e amônia verdes na América Latina. (ML)