POLÍTICA

Primeira casa de Chico Xavier em Uberaba será reformada

O local será utilizado por núcleos espíritas da cidade

Letícia Marra
Publicado em 03/07/2022 às 19:34Atualizado em 18/12/2022 às 21:47
Compartilhar

Depois que Chico saiu do imóvel, a diretoria do AME decidiu manter inicialmente o local fechado (Foto/Reprodução/Tv Integração)

A primeira casa que o médium Chico Xavier morou em Uberaba será reformada para ser utilizada pela Aliança Municipal Espírita (AME). Segundo Nereu Alves, presidente do grupo, a proposta não é transformar em um ponto turístico.

“A revitalização nasceu da vontade da diretoria da Comunhão Espírita, oferecendo essa casa para a Aliança Municipal Espírita. Conversamos com alguns espíritas e teve adesão de todos”, explica Nereu.

Uberaba se transformou num polo de peregrinação a partir de 1959 com a chegada de Francisco Cândido Xavier, embora já tivesse casas espíritas devido à influência, entre outros, de Eurípedes Barsanulfo (1880-1918), que viveu em Sacramento, cidade distante 77 km de Uberaba. Hoje são cerca de 130 centros.

Nascido em Pedro Leopoldo, em 1910, o médium passou a atrair pessoas em busca de consolo, cura e de mensagens psicografadas, transformando a história da cidade e do espiritismo no país. A chegada a Uberaba foi marcada pela atuação na Comunhão Espírita Cristã, onde permaneceu até 1975, até se transferir para o Grupo Espírita da Prece, onde ficou até sua morte, em 30 de junho de 2002 e que completou 20 anos.

Em um primeiro momento, Chico morou numa casa simples — como foi até o fim de sua vida —, e agora passará por revitalização para abrigar a sede da Aliança Municipal Espírita, que comanda uma rede de centros espíritas em dez cidades mineiras no entorno de Uberaba.

A casa pertence à Comunhão Espírita até hoje, mas depois que Chico saiu do imóvel a diretoria decidiu manter inicialmente o local fechado. Nereu Alves explica que Chico orientou a criação da Aliança Municipal de Uberaba em 1960, quando não tinha nem um ano na cidade.

"Mesmo porque quando o Chico deixou a casa, ela estava numa área pertencente à Comunhão, mas com usufruto do Chico. Depois, na década de 90, a Comunhão cedeu a casa para algumas pessoas morarem. Ela teve três moradores no período, mas mais para conservação”, conta.

O último inquilino deixou o local pouco antes do início da pandemia da Covid, o que coincidiu com um pedido da Vigilância Sanitária de exigir do Lar André Luís, mantido pela casa espírita, a adoção de procedimentos para isolar idosos em caso de um surto do vírus.

A casa ficou à disposição como opção para isso até agora, até surgir a possibilidade de reforma para uma nova destinação. Como a Comunhão Espírita não tem recursos para restaurar, ofereceu para a AME a possibilidade de revitalização e doação para torná-la útil à comunidade espírita.

A revitalização será feita toda por voluntariado de espíritas próximos da AME. "Lançamos a campanha para arrecadar materiais de construção e arrumamos parcerias com profissionais que ajudarão na obra. O objetivo é manter as características originais da casa, revitalizar e entregar aos espíritas”, explica Nereu.

Com isso, apesar de ter tido Chico Xavier como ilustre morador, a proposta não é transformar a casa num ponto turístico, de acordo com o presidente da AME.

Alves chegou à Comunhão Espírita Cristã quando Chico já estava no Grupo Espírita da Prece e não teve, portanto, contato direto com o médium e sim com alguns dirigentes que conviveram com o líder espírita.

Para ele, o religioso permitiu o crescimento da doutrina espírita por sempre estar próximo dos centros existentes na cidade mineira. "Uberaba já tinha um movimento espírita sólido, com cerca de 35 casas, mas quando Chico chega a influência é muito grande. A diretoria da AME sempre procurava o Chico para alguma orientação, como auxiliar no discernimento dos trabalhos. Ele estar próximo das casas espíritas foi muito importante para propagar a doutrina, uma forma de estar próximo do propósito da doutrina", finaliza.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por