(Foto/Divulgação)
A Câmara Municipal de Uberaba (CMU) aprovou Requerimento do vereador Marcos Jammal (PSDB) que propõe alteração no horário de funcionamento da feira realizada aos domingos na avenida Prudente de Moraes, no bairro Abadia. Os trabalhos, que começam por volta das 6h, têm encerramento às 12 horas.
De acordo com o tucano, a feira é tradicional em nossa cidade e são muitas as pessoas que aos domingos fazem ali um ponto de encontro com amigos e, após as 12h, costumeiramente as bancas de pastéis ainda estão repletas de pessoas; assim, o encontro proposto servirá para que seja avaliada uma fórmula de estender o horário até por volta das 13h30 ou 14 horas.
A Feira da Abadia, em Uberaba, é uma feira livre tradicional, que ocorre aos domingos, na avenida Prudente de Morais. Foi criada em 1979 e é considerada a maior em extensão e número de comerciantes na cidade, com mais de 600 feirantes cadastrados. Ela é um patrimônio imaterial cultural de Uberaba, reconhecida por sua importância histórica e cultural.
A história da Feira da Abadia está intimamente ligada à devoção a Nossa Senhora da Abadia, padroeira de Uberaba, que começou em 1881, com a construção de uma capela no Alto da Misericórdia (atual praça Nossa Senhora D’Abadia). A feira livre, por sua vez, surgiu como um espaço para a comercialização de produtos diversos, como alimentos, vestuário, artesanato e produtos industriais.
A Feira da Abadia não é apenas um local de comércio, mas também um ponto de encontro da comunidade, um espaço com forte caráter democrático e diversificado, onde se encontram pessoas de diferentes perfis e atividades. A historiadora Maria Aparecida Manzan destaca a importância da feira como um dos poucos espaços de contato direto com a comunidade. Além disso, ela é um local que preserva a memória e a tradição da cidade, sendo um importante patrimônio cultural de Uberaba.
A Feira da Abadia foi decretada patrimônio histórico de Uberaba a partir do Decreto 5235, de 28 de fevereiro de 2020, na modalidade “Lugar”.