POLÍTICA

Uberaba pode receber doses ainda nesta terça, afirma superintendente de Saúde

Distribuição da vacina em Minas será feita em conjunto com as Forças de Segurança

Da Redação
Publicado em 17/01/2021 às 17:32Atualizado em 18/12/2022 às 11:52
Compartilhar

4,6 milhões de doses já estão sendo enviadas aos estados! 💉🙏 pic.twitter.com/IZhJcv8VtL — Romeu Zema (@RomeuZema) January 18, 2021

Com a aprovação das vacinas Coronavac e a de Oxford, algumas dúvidas sobre a logistíca de distribuição e vacinação começam a surgir. No próprio domingo (17), o governo de São Paulo deu início ao processo. A vacinação em todo o país começa oficialmente nesta segunda-feira (18), às 17h, segundo informou o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A vacinação em massa estava prevista para começar na quarta-feira, 20, mas foi antecipada. A boa notícia é que as doses reservadas para Uberaba e os demais municípios da Superintendência Regional de Saúde podem chegar nesta terça-feira.

Minas vai receber cerca 561 mil doses de vacina da Coronavac. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) acompanha a chegada das doses que abastecerão os municípios. Até a noite deste domingo (17) ainda não havia um planejamento para a vacinação em Uberaba

"Assim que vacina chegar na central de distribuição, deveremos já começar o envio para as unidades da região metropolitana, e também para o interior, de forma que, hoje ainda, nós teremos profissionais de saúde sendo vacinados em Minas Gerais", afirmou o governador nesta manhã (18) à rádio CBN de Belo Horizonte. A princípio, o Instituto Butantan entregou ao governo federal 6 milhões de ampolas, que foram divididas proporcionamente entre os 26 estados e o Distrito Federal.

O governador Romeu Zema (Novo) foi à capital paulista para acompanhar a distribuição das doses. "As 561 mil doses da vacina devem chegar hoje, às 16h, a Belo Horizonte, na Rede de Frio, na Gameleira e serão distribuídas para as 28 regionais de saúde por transporte aéreo e terrestre", informou o governo. O Estado já tinha adquirido 50 milhões de agulhas e seringas para garantir a vacinação contra a doença.

Zema afirmou que as doses separadas para Minas Gerais a princípio são suficientes para vacinar os grupos prioritários, ou seja, profissionais de saúde, indígenas e idosos que vivem em instituições de longa permanência. "Mas eu quero lembrar que, já nesse próximo fim de samana, uma segunda leva de vacinas estará saindo (de Butantan). Nós não podemos pensar que o Brasil vai receber apenas essas 6 milhões de doses. Essas 6 milhões de doses são o pontapé inicial. Mais dez milhões de doses devem sair de São Paulo, provavelmente, no próximo fim de semana. E, a medida que a produção aumentar, essa velocidade será ampliada. Então eu quero tranquilizar o mineiro, todos terão vacina", garantiu Zema. QUANTITATIVO DE DOSES

De acordo com o Ministério da Saúde, 38.578 idosos em asilos, 1.160 pessoas com deficiência, 7.878 indígenas, e 227.472 e 34% dos profissionais de saúde, em especial os que estão na linha de frente no combate à pandemia.

A previsão é de que 275.088 pessoas sejam imunizadas neste primeiro momento.

Com planejamento para duas doses da vacina e percentual de “perda técnica” prevista durante o transporte do imunizante, haverá 577.680 doses encaminhadas ao Estado.

A previsão do superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, é de que Uberaba receba pelo menos cinco mil doses para esse primeiro momento da vacinação. VACINAÇÃO EM UBERABA

A reportagem do Jornal da Manhã acionou a Superintendência Regional de Saúde, que atua nesse início de semana na entrega das seringas e agulhas para os municípios que compõem a regional e vêm retirar aqui em Uberaba. Com relação à distribuição das doses, ainda não há a confirmação de quando dará início, mas a previsão do superintendente Maurício Ferreira é que os imunizantes já estejam na regional até amanhã, terça-feira (19). À reportagem, a SRS confirmou que guardando a liberação estadual sobre o quantitativo regional antes de escalonar a distribuição entre os 27 municípios que compõem a SRS. 

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a quantidade de doses reservada a cada cidade ainda não foi acertada. Ainda de acordo com a SES-MG, outros detalhes, como locais e horários da vacinação em cada município também "aguardam alinhamento".

Posicionamento semelhante foi dado pela Prefeitura de Uberaba à reportagem.

"Considerando que a ANVISA autorizou para uso emergencial as Vacinas do Butantan e da Fiocruz, seguem algumas informações passadas pela coordenação  Estadual: a vacina começará ser distribuída ao Nível Central dos Estados hoje pela manhã; a logística de distribuição para as Unidades Regionais de Saúde ainda  nao foi repassada.  o detalhamento de grupos que serão atendidos será repassado hoje à tarde aos Estados; Hoje será dia de retirada de seringas e agulhas.

O plano para vacinação contra a Covid 19 já está sendo elaborado. Dividiremos a cidade em setores e contaremos com a  participação da rede privada assim como aconteceu com a campanha H1N1", diz a nota, na íntegra. PLANO NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO (PNI)

Fases da vacinação contra COVID-19:

1ª fase  profissionais de saúde idosos que residem em asilos Maiores de 75 anos População indígena de terras demarcadas Povos e comunidades tradicionais ribeirinhas

2ª fase Pessoas entre 60 anos a 74 anos

3ª fase Cidadãos que apresentem comorbidades

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por