POLÍTICA

Estado manda 250 mil seringas para a vacina da Covid na região

Material chegou ontem a Uberaba e será distribuído aos 27 municípios integrantes do Triângulo Sul

Gisele Barcelos
Publicado em 14/01/2021 às 21:02Atualizado em 18/12/2022 às 11:47
Compartilhar

Foto/Fábio Marchetto/Imprensa/MG

Primeira remessa de seringas para a aplicação da vacina contra a Covid para a região já chegou a Uberaba  

Com perspectiva de início da vacinação contra a Covid-19 na próxima semana, seringas para aplicação do imunizante foram entregues ontem para a Superintendência Regional de Saúde em Uberaba. Ao todo, a unidade recebeu 250 mil seringas, que serão distribuídas para os 27 municípios do Triângulo Sul.

De acordo com o superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, a equipe está organizando os estoques para o repasse do material a cada um dos municípios. Ainda não está definida a quantidade de seringas para atender à vacinação contra a Covid-19 em Uberaba, mas ele avalia que deverá ser a maior parte.

Ferreira explica que o cálculo para definir o total de seringas para cada cidade depende nos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde sobre os grupos prioritários de vacinação, que inclui idosos, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde. “Estamos verificando quantas pessoas estariam nessas condições para fazer a estimativa”, salienta.

O superintendente ainda ressalta que a quantidade de seringas distribuídas a cada cidade neste primeiro momento será pequena em comparação ao número de habitantes, mas outras remessas serão enviadas à medida que a vacinação avançar. “As doses virão de forma fragmentada, e não para todo mundo de uma só vez”, pondera.

Das 28 regionais de Saúde em Minas Gerais, 21 já receberam, esta semana, o estoque de seringas destinado ao início da imunização contra a Covid-19. O Governo de Minas informou que a entrega para as demais regiões deve ser concluída até segunda-feira (18). Superintendência está preparada para distribuir as doses no Triângulo Sul Início da vacinação contra a Covid-19 na quarta-feira (20) depende da chegada do imunizante ao Brasil. A avaliação é do superintendente regional de Saúde, Maurício Ferreira, ponderando que a logística para distribuição das doses já está pronta para o repasse aos municípios de forma rápida.

A data para o início da imunização foi divulgada ontem pelo ministro Eduardo Pazuello, em reunião com 140 prefeitos. No encontro, ele declarou que, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o uso emergencial de duas vacinas no domingo (17), a vacinação terá início três dias depois. 

Pelas informações do ministro, dois milhões de doses da Coronavac serão distribuídas aos Estados na terça-feira (19). Com isso, a campanha terá início na quarta-feira (20), às 10h, para a imunização simultânea e gratuita em todo o país. Outros seis milhões de doses da vacina de Oxford serão distribuídas ao longo de janeiro.

O superintendente regional de Saúde afirma que a distribuição das doses não será um obstáculo para o cronograma, pois o sistema é pré-estabelecido. Por isso, confirmada a liberação da vacina no país, ele acredita que será tranquilo realizar os preparativos para o início da campanha de imunização.

No entanto, Ferreira argumenta que há preocupação com os municípios onde houve a troca de gestão e mudanças das equipes na área de Saúde. Por isso, capacitações serão disponibilizadas para preparar os novos profissionais com agilidade.

Já a Secretaria de Saúde informa, por meio de nota, que a equipe de vacinação e logística tem trabalhado para garantir que todo o sistema de imunização esteja preparado para o início da campanha. Apesar da previsão feita ontem pelo ministro Eduardo Pazuello, a pasta acrescentou que ainda não havia informação oficial de como a organização será feita dentro do prazo divulgado.

A nota ainda posiciona que o processo de distribuição do imunizante só será iniciado após aprovação na Anvisa, mas adianta que a Secretaria de Saúde está atenta e fará o que for necessário para que a vacinação aconteça seguindo os protocolos federais. (GB)

  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por