JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 29 de julho de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Colunas

Lídia Prata
Gisele Barcelos CHECKLIST MUNDO 19/07/2021


Continua depois da publicidade


Staycation, a nova tendência de turismo durante a pandemia

Você já ouviu falar no conceito staycation? E holistay? Os termos existem há muitos anos, mas ganharam força total – inclusive no Brasil – após a pandemia do novo coronavírus. Os dois conceitos representam um tipo de turismo local, que privilegia atividades na própria cidade ou viagens de curta distância na região.

A palavra staycation vem da junção de stay, que significa ficar, e vacation, que quer dizer férias. Já holistay é a mistura de holiday (feriado) com stay (ficar). Resumindo: é turistar onde você já está.

Dentro dessa proposta, vale nao só o famoso bate-volta a uma cidade vizinha, mas também passeios por locais que você não conhece no lugar onde mora, pernoitar fora de casa em um hotel ou até mesmo o day use - pacote de uso das amenidades de um hotel apenas durante o dia - para relaxar e fugir da rotina.

É verdade que as férias são uma chance de conhecer lugares diferentes, porém o staycation pode possibilitar que olhemos para nossa cidade e lugares cotidianos com novos olhos. Por isso, esta pode ser uma estratégia neste momento que estamos impossibilitados ou inseguros de voar tanto dentro do Brasil quanto para fora do país.

Uma das formas de seguir a tendência em Uberaba pode ser um fim de semana em Peirópolis ou mesmo uma tarde aproveitando uma das várias cachoeiras que ficam no entorno da cidade. Os mais aventureiros podem até explorar as trilhas para um contato maior com a natureza da região.

Leia também: 5 cachoeiras perto de Uberaba para um passeio refrescante no verão

No entanto, para quem prefere curtir com mais conforto, também é possível tirar um fim de semana para se refugiar em um hotel fazenda localizado próximos a Uberaba.




Continua depois da publicidade


Além da vantagem de viajar no próprio carro e apenas com pessoas do núcleo familiar, o benefício de acordar em um ambiente diferente e comer um café da manhã especial pode ser uma excelente forma de renovar as energias, sem precisar ir muito longe de casa ou enfrentar tumultos.

Veja mais: Hotéis fazenda perto de Uberaba para relaxar no Carnaval

Enquanto a pandemia de Covid-19 ainda é uma realidade, outra possibilidade interessante é fazer um bate-volta às cidades perto de Uberaba para espairecer nas férias. O melhor é que vários atrativos estão a menos de uma hora de carro.

Rifaina oferece diversas opções de atividades aquáticas e um parque aquático pode ser encontrado em Conceição das Alagoas, sem contar as atrações do tradicional Complexo do Barreiro em Araxá, onde é possível aliviar a tensão com massagens terapêuticas ou se divertir num passeio a cavalo.

Confira também: 5 lugares perto de Uberaba para curtir o fim de ano

Então, mesmo que o turismo permaneça limitado por causa da pandemia, ainda há muitas alternativas para curtir as férias de julho ao máximo. Independente do tipo de staycation que você escolher, há uma infinidade de coisas que podem ser feitas bem perto de casa. Basta apenas uma pouco de pesquisa e criatividade.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JORNAL DA MANHÃ.
O conteúdo é de responsabilidade exclusiva do autor.

Continua depois da publicidade

Leia mais



DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia