CHECKLIST MUNDO

5 cachoeiras perto de Uberaba para um passeio refrescante no verão

Bem perto, há cachoeiras de fácil acesso para se divertir com a família ou amigos no fim de semana.

Gisele Barcelos
Publicado em 17/02/2020 às 07:35Atualizado em 15/04/2023 às 15:29
Compartilhar
Cachoeira Bom Jardim (Foto/Reprodução)

Cachoeira Bom Jardim (Foto/Reprodução)

O verão continua a todo vapor e as altas temperaturas nos últimos dias são a oportunidade perfeita para relaxar embaixo d'água, ainda mais se for em uma piscina natural no meio da paisagem verde.

Quem deseja descansar de forma refrescante não terá problema para encontrar lugares onde curtir os dias de folga e aproveitar a natureza na região de Uberaba. Bem perto, há cachoeiras de fácil acesso para se divertir com a família ou amigos no fim de semana.

Só não esqueça de tomar alguns cuidados como recolher o lixo, dar atenção redobrada às crianças, ter cuidado com as cabeças d'água, usar protetor solar e repelente. Dito isto, é só colocar a roupa de banho, preparar o piquenique e escolher um desses paraísos para um passeio refrescante na estação mais quente do ano.

Cachoeira Vale Encantado

Cachoeira Vale Encantado (Foto/Reprodução)

Cachoeira Vale Encantado (Foto/Reprodução)

A 25km de Uberaba, a cachoeira fica no meio de uma reserva natural com 38 hectares. A queda d'água de aproximadamente 15 metros de altura é guardada pela mata fechada, possuindo águas cristalinas e uma lagoa rasa perfeita para quem estiver com crianças.

O sítio Vale Encantado fica no caminho para Santa Rosa. O local é muito visitado por ciclistas e aventureiros. Os visitantes podem levar a própria comida e fazer um lanche perto da cachoeira, onde existe estrutura com bancos e mesa. Também é possível reservar um café da manhã ou almoço na sede da fazenda.

Cachoeiras de Ponte Alta

Cachoeira de Ponte Alta (Foto/Reprodução)

Cachoeira de Ponte Alta (Foto/Reprodução)

O bairro rural de Peirópolis é repleto de trilhas e cachoeiras incríveis, como a Ponte Alta. A queda d'água de grande porte é visitada por moradores da região, escoteiros e também faz sucesso entre praticantes de rapel, camping e outros atividades radicais.

Um bônus é que ainda há a possibilidade de combinar o ecoturismo com um passeio pelo Museu dos Dinossauros e conferir os fósseis descobertos no sítio paleontológico da região, aproveitando que a partir de março a equipe começará a fazer visitas guiadas.

Cachoeira do Dominguinhos

Cachoeira Dominguinhos (Foto/Reprodução)

Cachoeira Dominguinhos (Foto/Reprodução)

A cerca de 50 quilômetros de Uberaba, a cachoeira fica em Campo Florido e o acesso aberto das 8h às 18h. Para passar o dia no local, o proprietário da área cobra R$ 25 por carro e R$ 10 por moto. Também é possível acampar no lugar, mas a solicitação deve ser feita antecipadamente.

Não há restaurantes e nem lanchonete para a venda de comida, mas os visitantes podem levar os itens pata fazer a própria refeição e há inclusive uma área de churrasco próxima à cachoeira.

Cachoeira Sucupira

Cachoeira Sucupira (Foto/Reprodução)

Cachoeira Sucupira (Foto/Reprodução)

A caminho de Uberlândia, a cachoeira Sucupira no rio Uberabinha é velha conhecida de quem adora passar um tempo próximo à natureza. O acesso é super fácil e nem precisa esperar um feriado prolongado para curtir esse passeio. É possível fazer um bate-volta em um sábado ou domingo.

Além disso, a paisagem é estonteante, com uma queda de 15 metros de altura e um paredão em 'meia-lua' de 30 metros de largura. O cenário ainda oferece uma praia natural de cascalhos, ideal para relaxar observando a paisagem ou até pra fazer um piquenique.

Cachoeira Bom Jardim

Cachoeira Bom Jardim (Foto/Reprodução)

Cachoeira Bom Jardim (Foto/Reprodução)

Também no caminho para Uberlândia, a cachoeira Bom Jardim oferece uma queda d'água de 11 metros e fica numa área de fácil acesso, segura para quem estiver sem companhia ou pretende levar crianças para um programa diferente no meio da natureza. Mesmo assim, o lugar é bastante tranquilo e perfeito para fugir do estresse do dia a dia.

*Gisele Barcelos é uma jornalista viajante, apaixonada por pesquisar novos destinos e montar roteiros para aventuras pelo mundo afora. Além do conteúdo para o portal do Jornal da Manhã, é autora do blog Checklist Mundo e do instagram Checklist Mundo, onde compartilha dicas para ajudar todo mundo a viajar mais e melhor.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por