CIDADE

Escola municipal retém kit e não repassa material escolar a alunos, denuncia mãe

Bruno Campos
Publicado em 11/05/2022 às 17:48Atualizado em 18/12/2022 às 22:44
Compartilhar

Cerca de três meses após o início do ano letivo, os materiais escolares ainda são motivo de dor de cabeça para pais de alunos nas escolas municipais em Uberaba. A última remessa do material para a Educação Infantil foi recebida este mês, mas não teria sido repassada aos alunos da Escola Municipal Sítio do Pica-Pau Amarelo, localizada no Tutunas. Ao Jornal da Manhã, uma denunciante, que preferiu manter sua identidade preservada, conta inconformada, que do material ofertado e prometido pela PMU, apenas a garrafa de água chegou às mãos de seu filho e dos demais alunos. O restante do material ficou retido com a escola.

“A gente fica sem entender. No começo do ano mandaram uma lista de materiais ‘pra’ gente, eu comprei, etiquetei e mandei pra lá [para a escola], agora que chegaram os kits eles não entregaram nem os kits e nem o material que eu já tinha mandado, isso não ‘tá’ certo não! Eu pensei que pudesse ser um engano, mas outras mães também reclamaram que os filhos só receberam as garrafinhas e eles estão fazendo a gente assinar um termo de recebimento do material mesmo o material não estando com a gente”, conta a mãe de um dos alunos da escola.

A denunciante ainda relata que em conversa com algumas vizinhas cujas crianças estudam em outras instituições, todas relataram que o recebimento do kit escolar aconteceu de forma integral e em mãos das pessoas responsáveis pelas crianças.

“A minha vizinha tem uma filha que estuda lá na [escola municipal] Uberaba e lá o kit foi entregue normalmente, a menina dela ‘tá’ com o material em casa. Eles tinham que devolver, para que a gente pudesse guardar esse material e ir mandando com o aluno conforme for acabando os que a criança já ‘tá’ usando”, opina a denunciante.

O Jornal da Manhã entrou em contato com a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) para esclarecer a situação relatada por esta mãe. A pasta, por sua vez, explica que a orientação repassada a todos os gestores das instituições de ensino da rede municipal foi para que os kits fossem entregues aos pais e responsáveis destes alunos, para conferência de material e assinatura do termo de compromisso do kit escolar. A pasta conta que a gestora da escola alvo da denúncia foi chamada e, novamente, orientada sobre o procedimento adequado a ser tomado.

Abaixo, é possível conferir na íntegra a nota enviada pela Semed.

“A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) orientou os gestores de todas as unidades de ensino da rede municipal a entregarem os kits de material escolar aos pais/responsáveis pelos alunos, para conferência do conteúdo e assinatura do Termo de Compromisso-kit escolar.

Após esse procedimento, o kit é entregue ao aluno. O caso relatado por essa mãe foge às orientações da Semed. A gestora foi chamada à Secretaria e novamente orientada quanto ao procedimento a ser adotado, ou seja, repassar os kits aos alunos.

O procedimento será antecedido de um comunicado da equipe gestora às famílias, convocando-as para a entrega dos materiais na reunião de pais. Na ocasião, os responsáveis pelos alunos devem ser consultados se alguns itens dos kits poderão permanecer na sala de aula para uso do aluno na unidade de ensino.

Quanto à lista de materiais escolares, a Semed publicou no diário oficial do Município, jornal Porta-voz, uma lista complementar, como sugestão – não obrigatória – para os pais/responsáveis que quisessem adquirir os itens para seus filhos”, explica a nota.

O Jornal da Manhã tentou contato com a Escola Municipal Sítio do Pica-Pau Amarelo também para esclarecimentos referentes à denúncia que foi feita, entretanto, não houve êxito em nenhuma das tentativas. O espaço segue aberto caso a unidade de ensino queira se manifestar. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por