JM Online

Jornal da Manhã 49 anos

Uberaba, 07 de dezembro de 2021 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Orçamento 2022 não contempla novas UBSs noturnas, conforme prometido

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900

24/10/2021 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos

Orçamento 2022 não prevê recursos para ampliar o total de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com atendimento noturno em Uberaba. A cidade hoje tem seis UBSs com expediente até 22h e uma das propostas de campanha da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) era aumentar o número, porém o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo, posiciona que a medida não está entre as prioridades pós-pandemia.

O titular da pasta afirma que o foco neste primeiro momento será melhorar a resolutividade da Atenção Básica e conseguir resolver 80% dos problemas dos pacientes nas unidades dos bairros. Com isso, a expectativa é desafogar as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e, também, reduzir a fila de pessoas à espera de exames.

Apesar de não acreditar que seja necessário ampliar as unidades básicas com funcionamento à noite, o secretário declara que não está descartado estender o horário em novos postos de saúde, em outros bairros. Sétimo afirma que a questão será analisada ao longo do próximo ano.

O secretário argumenta que é preciso verificar se existe a real necessidade de aumentar as unidades com horário noturno, pois a questão envolve gastos e até mesmo a segurança dos profissionais.  “Se for ampliar horário e atender um pouquinho só de gente, não tem sentido. Vamos analisar com calma. Não adianta só ir abrindo e deixar aberta sem estudo prévio. A gente pode deixar só algumas para que cidadão procure essas [caso precise de atendimento noturno]”, pondera.

O titular da pasta ainda ressalta que a Secretaria de Saúde hoje está com custo elevado devido ao pagamento de hora extra por conta da vacinação da Covid-19. Por isso, encerrada a etapa mais intensa da campanha de imunização, será preciso adequações nas despesas para não extrapolar o limite de gastos. 

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia