POLÍTICA

IPTU 2022 pode ser pago à vista e com desconto de 20% até 31 de março

Gisele Barcelos
Publicado em 03/01/2022 às 21:42Atualizado em 18/12/2022 às 17:30
Compartilhar

Ontem, poucos contribuintes procuraram atendimento no saguão da Prefeitura para retirarem os carnês

O secretário municipal da Fazenda, Roberto Tosto, espera, pelo menos, que a arrecadação do IPTU e da taxa de coleta de lixo em 2022 fique no mesmo patamar registrado no ano passado. As duas receitas representaram a entrada de R$59 milhões nos cofres municipais em 2021, o que equivale a, aproximadamente, 47% do total projetado de recolhimento no exercício.

Em entrevista à Rádio JM ontem, o titular da pasta posicionou que a Prefeitura manteve o desconto de 20% e ampliou o benefício até março, tanto para pagamento à vista quanto para parcelamento em até três vezes. Com isso, apesar do momento de crise financeira, o secretário espera uma redução no índice de inadimplência referente ao imposto.

As guias do IPTU foram disponibilizadas ontem no site da Prefeitura, porém houve problemas no início da manhã e o sistema ficou temporariamente fora do ar. Alguns contribuintes até conseguiram emitir as guias do imposto, porém havia erro quanto à escala de vencimento e também sobre os descontos em vigor este ano.

A situação foi corrigida no fim da manhã dessa segunda-feira, porém, apenas era possível emitir pela internet as guias para pagamento à vista com desconto de 20%. Ainda não estava disponível o carnê para pagamento parcelado em três vezes.

Conforme o secretário, os contribuintes podem se dirigir presencialmente ao Centro Administrativo, à Aciu ou à Central Tributária se quiserem fazer o parcelamento em três vezes com desconto de 20%. A partir de quarta-feira (5), também será possível fazer a impressão dos carnês parcelados nos outros 26 pontos de atendimento espalhados pela cidade ou pela Internet.

Quem buscar o atendimento em janeiro poderá dividir em até três vezes, com o desconto de 20%. Quem fizer o parcelamento em fevereiro poderá dividir em duas vezes, com o mesmo desconto. Já quem procurar o Governo Municipal em março terá o abatimento de 20% apenas em parcela única.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por