IPTU 2022 pode ser pago à vista e com desconto de 20% até 31 de março
#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WhatsApp: 34 99777-7900
Ontem, poucos contribuintes procuraram atendimento no saguão da Prefeitura para retirarem os carnês
O secretário municipal da Fazenda, Roberto Tosto, espera, pelo menos, que a arrecadação do IPTU e da taxa de coleta de lixo em 2022 fique no mesmo patamar registrado no ano passado. As duas receitas representaram a entrada de R$59 milhões nos cofres municipais em 2021, o que equivale a, aproximadamente, 47% do total projetado de recolhimento no exercício.
Em entrevista à Rádio JM ontem, o titular da pasta posicionou que a Prefeitura manteve o desconto de 20% e ampliou o benefício até março, tanto para pagamento à vista quanto para parcelamento em até três vezes. Com isso, apesar do momento de crise financeira, o secretário espera uma redução no índice de inadimplência referente ao imposto.
As guias do IPTU foram disponibilizadas ontem no site da Prefeitura, porém houve problemas no início da manhã e o sistema ficou temporariamente fora do ar. Alguns contribuintes até conseguiram emitir as guias do imposto, porém havia erro quanto à escala de vencimento e também sobre os descontos em vigor este ano.
A situação foi corrigida no fim da manhã dessa segunda-feira, porém, apenas era possível emitir pela internet as guias para pagamento à vista com desconto de 20%. Ainda não estava disponível o carnê para pagamento parcelado em três vezes.
Conforme o secretário, os contribuintes podem se dirigir presencialmente ao Centro Administrativo, à Aciu ou à Central Tributária se quiserem fazer o parcelamento em três vezes com desconto de 20%. A partir de quarta-feira (5), também será possível fazer a impressão dos carnês parcelados nos outros 26 pontos de atendimento espalhados pela cidade ou pela Internet.
Quem buscar o atendimento em janeiro poderá dividir em até três vezes, com o desconto de 20%. Quem fizer o parcelamento em fevereiro poderá dividir em duas vezes, com o mesmo desconto. Já quem procurar o Governo Municipal em março terá o abatimento de 20% apenas em parcela única.
Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline
Leia mais
- Datafolha MG: Zema lidera com 48% das intenções de voto; Kalil tem 21%
- Uberaba inaugura primeira Central de Logística Reversa do interior de Minas
- Governador diz que pode acionar a Justiça para rever perdas do ICMS
- Com dinheiro em caixa, reforma do Mercado Municipal é liberada
- Elisa cobra de Zema o repasse de outros dois imóveis para o município
- STF autoriza Minas Gerais a retomar a contratação temporária de professores
- Zema anuncia investimento de quase R$ 3 milhões para reforma de escolas em Uberaba
- Minas Gerais reduz ICMS de gasolina e energia elétrica a 18%
- Adriano Espíndola segue como presidente da comissão provisória do PSTU até 2024
- Estado conclui o repasse dos recursos referentes ao acidente de Brumadinho
Continua depois da publicidade
Podcast
Continua depois da publicidade