Tribunal de Contas prorrogou por um mês o prazo para prefeituras enviarem formulários com dados para a composição do Índice da Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) referente a 2020. A data-limite encerraria em março, mas foi ampliada até o dia 23 de abril.
O IEGM avalia sete áreas da gestão pública: Planejamento, Gestão Fiscal, Saúde, Meio Ambiente, Educação, Proteção das Cidades, Tecnologia da Informação e Sustentabilidade. Com os dados enviados pelos municípios, o tribunal faz a classificação.
Após análise das informações, cada município recebe um resultado geral, conforme os seguintes conceitos: Altamente Efetiva (90%); Muito Efetiva (entre 75% e 89,99%); Efetiva (entre 60% e 74,99%); Em Fase de Adequação (entre 50% e 59,99%); Baixo Nível de Adequação (abaixo de 49,99%).
Na avaliação referente ao exercício 2019, Uberaba manteve a classificação como cidade efetiva no geral.
Outras nove prefeituras na região do Triângulo Sul foram classificadas como efetivas: Campo Florido, Capinópolis, Cascalho Rico, Frutal, Ituiutaba, Pirajuba, Prata, Santa Vitória e Uberlândia. As demais foram consideradas em fase de adequação ou em baixo nível de adequação.