Foto/Fernanda Borges/PMU
Comitê técnico de enfrentamento ao coronavírus se reuniu ontem no gabinete do prefeito para discutir sobre a volta das aulas e de eventos
Com autorização para retomada das aulas presenciais a partir da próxima semana no município, 15 escolas já apresentaram protocolos sanitários à Prefeitura para reabertura. Da lista, 14 são instituições particulares e uma instituição pública federal. Por enquanto, não houve proposta apresentada por escolas da rede municipal de ensino.
Em reunião ontem do comitê técnico de enfrentamento ao coronavírus, o prefeito Paulo Piau (MDB) reafirmou o cronograma que libera a retomada das atividades presenciais nas escolas a partir de segunda-feira (19).
Segundo o chefe do Executivo, os protocolos enviados ao comitê estão sendo analisados e, se houver necessidade de ajustes das medidas sanitárias propostas pelas instituições, o material será devolvido com orientações aos estabelecimentos de ensino.
A volta das atividades presenciais na segunda-feira (19) não é obrigatória e também não abrange todos os alunos da cidade. A decisão de retorno será tomada de forma individual pelas instituições, conforme a capacidade de se adequarem às normas sanitárias para o funcionamento presencial.
Nos protocolos, os diretores precisam indicar se existem condições de adequar o espaço para cumprir as regras de distanciamento e também mostrar um planejamento de quais turmas estariam aptas para voltar às aulas presenciais no atual contexto.
Entre as regras sanitárias a serem cumpridas para a volta das aulas presenciais está a assinatura do Termo de Responsabilidade Sanitária. Outro critério é a criação do Brigadista Sanitário, que será a referência para a implantação do protocolo na escola e também relatará qualquer situação relativa à doença na unidade, coletando as informações necessárias e interagindo com a equipe de epidemiologia da Secretaria de Saúde.