JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 10 de julho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Mais três secretários não deixam cargos para disputar a sucessão municipal

03/06/2020 - 20:06:02. - Por Gisele Barcelos Última atualização: 04/06/2020 - 06:41:05.

Prazo para desincompatibilização dos postulantes à candidatura a prefeito termina hoje, mas o governo municipal não deve ter mais baixas no primeiro escalão da Prefeitura. Cotados como pré-candidatos este ano, Silvana Elias (MDB), Iraci Neto (PSD) e José Renato Gomes (MDB) comunicaram que não deixarão os cargos e, assim, estão fora do páreo para a disputa majoritária em 2020.

A titular da Educação, Silvana Elias, posicionou em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã que a pandemia de coronavírus a levou a postergar os planos de uma eventual candidatura. "Estou adiando, não estou desistindo. Gosto da política e sei que posso contribuir. Mas esse ano a pandemia me pegou e deixou de saia justa. Mudou todos os meus rumos e planos", declara.

A secretária afirma que a decisão foi permanecer no cargo porque a Educação foi bastante atingida em meio à crise do coronavírus e existem várias frentes de trabalho em andamento agora para tentar minimizar os prejuízos. Ela ressalta que há desafios para conseguir reorganizar o calendário, implementar as atividades remotas e também coordenar a questão do retorno das aulas presenciais – ainda sem previsão para serem retomadas no município. "Não é hora de abandonar o barco. Nesse momento, eu acho que fragilizaria muito a equipe", pondera.

Já o secretário de Saúde, Iraci Neto, que foi especulado como possível candidato a vice-prefeito pela base aliada, posicionou ontem em nota oficial que atendeu pedido do prefeito Paulo Piau e permanecerá no posto para continuar à frente das ações de enfrentamento ao coronavírus. "Estamos em um momento delicado no que tange à Saúde Pública com esta pandemia e o pedido do prefeito para minha permanência será atendido. Nesta decisão também pesa a excelente equipe que tenho na secretaria. Estamos empenhados nesta luta e ficaremos junto até o fim", posiciona no texto.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes (MDB), declarou que a decisão foi permanecer no cargo até o fim do governo para acompanhar os projetos em andamento. Ele justificou que Uberaba enfrenta dificuldades no momento devido à pandemia de coronavírus e agora prefere se empenhar para contribuir no processo de recuperação da economia local.

Além dos três, o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto (DEM), também já tinha comunicado que não se desligaria do cargo para disputar as eleições municipais este ano. O engenheiro disse que a escolha foi de cunho pessoal e familiar, descartando a possibilidade de voltar atrás na última hora.

Desta forma, na base aliada, por enquanto, estão mantidas agora somente as pré-candidaturas de Heli Andrade (PSL), Marcos Jammal (MDB) e Luiz Dutra (MDB).

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia