JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 02 de junho de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Com as pessoas em casa no isolamento social, Codau alerta para o uso racional da água

Autarquia destaca a necessidade de economizar, mas a exceção é para lavar as mãos, medida essencial para conter o coronavírus

28/03/2020 - 10:23:52. - Por Daniela Brito Última atualização: 28/03/2020 - 10:34:26.

Foto/ilustrativa


O uso racional da água é importante neste momento em que o consumo pode aumentar, mas não se deve economizar na hora de lavar as mãos

O confinamento dos uberabenses, como forma de contingenciamento da Covid-19, pode aumentar o consumo de água com todas as famílias nas suas residências. Até o momento, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) não possui o registro oficial, no entanto, é preciso atenção dos usuários quanto a economia e manutenção de hábitos de uso racional da água, alerta a autarquia. “Neste período em que as pessoas estão em isolamento e permanecendo muito tempo em casa, a tendência é que façam mais atividades domésticas e, consequentemente, consumam mais água. Mas é preciso sempre utilizar a água de forma responsável. Precisamos manter o foco na conscientização”, explica o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto.

Entre as dicas para a economia de água neste período está a de tomar banhos mais rápidos. Neste caso, além de consumir menos água, a conta de energia também será beneficiada. Outras dicas são: fechar a torneira quando for escovar os dentes e também quando for ensaboar a louça; esperar juntar mais roupas para ligar a máquina de lavar, otimizando o seu uso; utilizar a vassoura para limpar a calçada e áreas externas, ao invés da mangueira; usar um regador para molhar as plantas, ao invés da mangueira; evitar brincadeiras com as crianças que utilizem água.

“Só não pode economizar água na hora de lavar as mãos. Esta atitude deve ser feita de forma correta, pois é o mais recomendado pelas autoridades para prevenir o coronavírus”, completa.

A Codau já adotou várias medidas para resguardar a população como suspender os cortes de água, por exemplo. Os usuários também terão flexibilidade no parcelamento das dívidas e, quanto aos atrasos, não serão cobrados multas e juros pelo prazo de sessenta dias. As medidas visam enfrentar a pandemia da Covid-19 e assegurar a continuidade do abastecimento de água na cidade, sem que haja interrupções.
 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia