JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 20 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

POLÍTICA

Empresa chinesa de drones se instala no Parque Tecnológico

São equipamentos com inteligência para fornecer rendimento e eficiência para o trabalho de pulverização agrícola

18/09/2019 - 00:00:00. - Por Thassiana Macedo Última atualização: 18/09/2019 - 18:11:21.

Divulgação


Contrato foi assinado ontem, mas a tratativas começaram em 2018, quando representantes da empresa visitaram Uberaba para avaliar a logística da cidade

 

A empresa chinesa Shennong Drones vai se instalar no Centro de Referência em Empreendedorismo e Inovação para o Agronegócio (Celeiro), espaço onde se reúnem empresas de base tecnológica com alto potencial de crescimento, sendo o 1º hub de inovação da Fazu dentro do Parque Tecnológico de Uberaba. Contrato foi assinado ontem entre empresa, Prefeitura Municipal de Uberaba e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). 

A Shennong possui drones equipados com inteligência para fornecer rendimento e eficiência para o trabalho de pulverização. Os drones agrícolas podem ser usados em diferentes aplicações e formatos de lavouras, como grãos, milho, cana-de-açúcar, entre outras. O objetivo é promover agricultura de precisão, como a pulverização a sementeira, e a proteção das plantas, com combate de ervas daninhas e vegetações indesejadas.

As tratativas ocorrem desde agosto de 2018, quando a empresa chinesa visitou Uberaba para avaliar questões estratégicas de logística, infraestrutura e incentivos fiscais e para fazer demonstração na Fazu com estudantes, pesquisadores, agentes de desenvolvimento, startups e produtores do segmento do agronegócio.

Além do prefeito Paulo Piau, também estiveram presentes ao encontro para assinatura do contrato o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes; o presidente da Codiub, Denis Silva; a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende; o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado; Haitao Cheng, da Shennong Drones, e Sun Lufeng, da Câmara Uma Faixa e Uma Rota (BRCA) e Centro de Desenvolvimento Econômico, Cultural e Intercâmbio Brasil-China.

Para o prefeito Paulo Piau, esse feito não acontece da noite para o dia, sendo uma relação construída aos poucos. “Aproximamo-nos da empresa, mostramos nossas leis de incentivo e tudo aquilo que faz de Uberaba uma cidade atrativa para pequenas, médias e grandes empresas. E agora, com a assinatura do contrato, junto à Fazu e à Shennong, reafirmamos o potencial desse trabalho, no caminho da credibilidade, do conhecimento, respeitabilidade, buscando inovação e tecnologia”, ressalta. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, destaca que a próxima etapa é um estudo para escolha de uma área capaz de receber, no futuro, o parque industrial da empresa.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia