CIDADE

Megaraptor é transferido para o Museu dos Dinossauros

Publicado em 17/05/2022 às 09:46Atualizado em 18/12/2022 às 22:33
Compartilhar

O Megaraptor foi transferido para o Completo Cultural e Científico de Peirópolis (Foto/Divulgação Prefeitura de Uberaba)

Nesta segunda-feira (16), a escultura em tamanho real de dinossauro carnívoro Megaraptor, que estava exposto no Praça Uberaba Shopping, foi transferido para o Museu dos Dinossauros, em Peirópolis. A ação foi acompanhada pela Diretoria de Turismo, Feiras e Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e promovida pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

A transferência se deu para evento em comemoração aos 30 anos do Museu dos Dinossauros e a 20ª Semana Nacional de Museus que acontecerá no dia 20 de maio, às 10h, no auditório do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP).

Na ocasião, o paleoartista responsável pela réplica, Rodolfo Nogueira, e o paleontólogo Thiago Marinho farão apresentação para falar dos hábitos e características do Megaraptor e de como foi o processo criativo da réplica em tamanho real.

O evento  é uma ação do Projeto Geopark e se dará de forma presencial e também haverá transmissão ao vivo pelo Instagram do Museu Dos Dinossauros - @museudosdinossauros.

O dinossauro Megaraptor foi um gigante carnívoro que podia medir até 9 metros de comprimento por 3 metros de altura, com garras grandes e afiadas em forma de foice. O Megaraptor teria vivido na região onde hoje é a cidade de Uberaba. 

Rodolfo Nogueira teve como desafio produzir a primeira reconstrução em vida do Megaraptor. Foram cerca de três meses de trabalho e a aplicação de diferentes técnicas de computação gráfica e estudo de referências para que o processo fosse finalizado para ser apresentado à comunidade. A escultura em tamanho real mede seis metros de comprimento por 2,20 de altura.

 Parte da equipe de transporte/recepção do dinossauro Megarraptor no CCCP (Foto/Elioenai Amuy - UFTM) 

Megaraptor sendo transportado para o Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (Foto/Elioenai Amuy - UFTM)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por