CIDADE

Complexo científico de Peirópolis recebe 30 fósseis achados em obras

Tito Teixeira
Publicado em 16/05/2022 às 19:37Atualizado em 18/12/2022 às 22:34
Compartilhar

Réplica do crânio de um Carnotaurus sastrei, que fica no Complexo Cultural e Científico Peirópolis (Foto/Divulgação Facebook Museu do Dinossauro-UFTM)

O Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) recebeu trinta fósseis. O material foi entregue pelo técnico em Paleontologia, Paulo César Silva Macedo, e recepcionado pela diretora do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Stela Mariana de Morais, acompanhada de colaboradores do CCCP.

O próximo passo, conforme os responsáveis, é a preparação dos fósseis para pesquisa. Vinte e oito deles são provenientes de escavação em residencial e dois deles, da Rodovia 050, km 171, ambos no município de Uberaba-MG. A legislação de geoconservação de Uberaba prevê que toda e qualquer obra na área dentro do território com potencialidade paleontológica deve contar com diagnóstico de um especialista. Na possibilidade de se acharem fósseis, o empreendimento é obrigado a contratar uma empresa, ou fazer uma associação com uma universidade, para que se faça o programa de monitoramento e salvamento.

Os trinta fósseis recebidos são resultados desse programa de monitoramento e salvamento paleontológico. O CCCP/UFTM, por meio do Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price, realizará a preparação, registro e pesquisa desses materiais, a fim de comunicar os resultados à comunidade por meio das publicações científicas e exposição no Museu dos Dinossauros em Peirópolis.

Complexo. O CCCP é composto pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas “Llewellyn Ivor Price”, Museu dos Dinossauros e a extinta Rede Nacional de Paleontologia, que hoje constitui a sede do CCCP.

Desde a sua criação em 2010, tornou-se um centro de referência nacional em paleontologia desenvolvendo atividades de pesquisa, ensino e extensão.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por