JM Online

Jornal da Manhã 48 anos

Uberaba, 31 de outubro de 2020 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

Comitê avalia reivindicações de feirantes para colocar mesas e cadeiras para consumo

#JornalDaManhã #QuemLêConfia
• WatsApp: 34 99777-7900

16/10/2020 - 09:53:09. - Por Daniela Brito Última atualização: 16/10/2020 - 16:51:38.


Fotos/Jairo Chagas

Feirantes se reuniram em ato pacífico na tarde de ontem na avenida Juca Pato, pedindo a permissão do consumo de alimentos nas feiras livres de Uberaba

Feirantes realizaram ato pacífico na avenida Juca Pato, nesta quinta-feira (15). A ação ocorreu na Feira do bairro “Beija Flor”. A solicitação é que seja liberado o consumo de alimentos no local. Segundo o feirante da barraca de peixes fritos, que procurou o Jornal da Manhã, os comerciantes estão perdendo clientes com essa medida. 

O pedido é feito pelos feirantes das barracas de pastéis, lanches e petiscos. “Os feirantes pedem socorro, porque bares e restaurantes estão com mesas e nós não”, apontou um dos deles. Ainda segundo a classe, o pedido já foi encaminhado para a Prefeitura Municipal de Uberaba e a resposta é que estavam analisando a situação. 

A reportagem do JM Online acionou a Prefeitura e solicitou um posicionamento sobre a questão. A Secretaria do Agronegócio esclareceu, em nota, que qualquer liberação referente ao consumo de alimentos nas feiras depende de decisão do Comitê Técnico-Científico que faz os protocolos de funcionamento, de segurança e sanitários. E ainda pontuou que: “Ainda não há previsão da liberação por parte do Comitê que tem reunião nesta sexta-feira”. (Raiane Duarte)

Reunião do comitê de enfrentamento à Covid-19 nesta tarde deve definir se o pedido dos feirantes poderá ser atendido

Feira da Abadia deve funcionar, neste domingo (18), seguindo os mesmos moldes de semana passada, com aproximadamente 80 barracas dispostas no meio da avenida Prudente de Morais, com distanciamento de cinco metros. A informação é do secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad. “Até então, o funcionamento segue o esquema de domingo passado”, diz.

Segundo ele, qualquer alteração nas diretrizes deve passar por avaliação do Comitê Técnico de Enfrentamento para a Covid-19, que se reúne na tarde desta sexta-feira, 16.

O secretário informa que reunião com representantes da Associação de Feirantes resultou em algumas reinvindicações, que devem ser analisadas pelo colegiado, como a colocação de algumas mesas e cadeiras para o consumo rápido de alimento e a liberação para feirantes que trabalham apenas aos domingos.

Porém, ele diz que é preciso cautela na flexibilização para não haver retrocesso – como está ocorrendo em outras cidades. “Já avançamos bem e vamos continuar avançando. O que não podemos é retroceder”, assegura.

Por outro lado, para este domingo, a Feira da Abadia terá a segurança reforçada, com aumento do efetivo da Guarda Municipal e Polícia Militar. Também haverá fiscalização efetiva do Departamento de Posturas, para averiguar a venda de alimentos sem origem.

Siga o JM no Instagram: @_jmonline
e também no Facebook: @jornaldamanhaonline

Leia mais

Continua depois da publicidade

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia