CIDADE

Com reabertura hoje, 6 mil pessoas são esperadas na "Feira da Abadia"

Intensa fiscalização foi preparada para assegurar as normas sanitárias e evitar aglomeração de pessoas no local

Daniela Brito
Publicado em 10/10/2020 às 15:51Atualizado em 18/12/2022 às 10:10
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Somente estarão na feira os 80 comerciantes que atuam durante a semana e possuem alvará, todos com o uso de máscara

Após sete meses, a Feira da Abadia volta a funcionar neste domingo (11), com apenas 80 barracas na avenida Prudente de Morais. “É a retomada da maior feira livre do Triângulo Mineiro”, diz o secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad.

Segundo ele, aproximadamente seis mil pessoas devem passar pela feira. No entanto, haverá intensa fiscalização para assegurar as normas sanitárias e evitar aglomeração de pessoas. Conforme o secretário, sete fiscais da Sagri acompanham o funcionamento da feira. Na retaguarda haverá fiscais do Departamento de Posturas e da Vigilância Sanitária. A Guarda Municipal e a Polícia Militar também estarão presentes para garantir a segurança. Representantes do Ministério Público marcarão presença para observar o funcionamento e verificar qualquer irregularidade e, caso necessário, até emitir notificação. “Pedimos a colaboração de todos para que não haja retrocesso”, alerta o secretário.

Luiz Carlos Saad diz que o protocolo de funcionamento foi definido com o comitê técnico e a retomada servirá de parâmetro para a definição de novas regras de funcionamento e liberação de mais barracas, com a emissão de novos alvarás. Isso porque, a feira está sendo aberta, a princípio, apenas com 80 feirantes que já atuam nas 16 feiras livres de Uberaba. Antes, a Feira da Abadia reunia entre 250 e 300 barracas, todos os domingos.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Robert Boaventura, toda a área da avenida estará interditada tendo em vista que o distanciamento entre as barracas será de, no mínimo, cinco metros. As barracas ficarão no centro da via, para que haja dois espaços amplos para a circulação de pedestres.

Além disso, não pode haver consumo de alimentos no local. “Estamos reabrindo a feira de forma diferente. É uma feira linear, com menos expositores”, diz.

Segundo ele, para a reabertura, houve toda a análise dos critérios técnicos e normas sanitárias. Todos os feirantes devem utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), inclusive a máscara face shield.

A Associação de Feirantes também participa de todo o processo de retomada da feira da Abadia. Conforme o presidente Cláudio Luiz da Costa, todo protocolo foi amplamente discutido com a Secretaria do Agronegócio. “Vamos trabalhar dentro do protocolo sanitário do comitê para uma abertura tranquila, sem intercorrência”, diz.  Secretaria do Agronegócio pede que políticos evitem aglomerações no local

Em meio à retomada da Feira da Abadia, vários candidatos a prefeito e a vereador devem circular pelo local, tendo em vista a campanha eleitoral. O secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, pede a compreensão das pessoas para evitar aglomeração. A preocupação é quanto ao retrocesso do funcionamento. “A população tem que colaborar, e pedimos a compreensão dos candidatos para evitar um possível fechamento da feira”, diz. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por