CIDADE

Mais buzinaços: comerciantes organizam carreatas pedindo reabertura do comércio

Estão previstas mais duas carreatas, uma hoje à tarde e outra marcada para sábado pela manhã

Carol Rodrigues
Publicado em 29/05/2020 às 11:39Atualizado em 18/12/2022 às 06:40
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas 

Primeiro buzinaço a favor do Decreto nº 5555 aconteceu ontem à tarde

Está marcada para às 14h desta sexta-feira (29) nova carreata de comerciantes a favor da reabertura do comércio conforme regras estabelecidas pelo Decreto nº 5555, publicado na última segunda-feira (25) e suspenso pela Justiça Federal. O ponto de partida será a Praça da Abadia, na avenida Prudente de Morais, bairro Abadia.

Durante o trajeto, os comerciantes passarão em frente à Justiça Federal, na avenida Carmelita Castro Cunha, bairro Vila Olímpica, e terminarão a carreata na porta do Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, na avenida Dom Luiz Maria Santana, bairro Santa Marta.

Um dos coordenadores do protesto, o varejista do ramo de confecções Gustavo Peguim, declara que o ato será pacífico e sem posições políticas. “Nosso intuito não é fazer bagunça nenhuma, nós só estamos correndo atrás do nosso ganha pão”, afirma.

Peguim informa que foram convidados comerciantes de shoppings centers, centro e bairros da cidade. “A gente espera que dê bastante gente para ver se a gente consegue mover alguma coisa sobre esse decreto que o juiz não deixou ficar em funcionamento.”

Os movimentos a favor da reabertura do comércio e do Decreto 5555/20 começaram ontem, com manifestação pacífica seguida de carreata, com concentração na rotatória próxima ao Shopping Uberaba. O buzinaço teve percurso semelhante ao da manifestação programada para hoje.

Os organizadores decidiram manter os movimentos separados, mesmo que tenham a adesão de todos os outros movimentos, ao invés de um único movimento - como foi feito no início do isolamento social. Eles acreditam que mais manifestações atrairão atenção dos envolvidos (Justiça Federal e Prefeitura) ao apelo da categoria.

Manifestação no sábado

A categoria volta a se unir neste sábado, a partir de 9h da manhã. O ponto de partida também será a Praça da Abadia. O trajeto curto tem como destino a Justiça Federal. 

Luizinho Kanecão é o organizador da manifestação de amanhã e convida todos à união em mais uma carreata. Uma das bandeiras do movimento é o retorno da abertura das lojas aos sábados, que é o principal dia de vendas para boa parte do comércio.

Além disso, a flexibilização da entrada de clientes nos estabelecimentos também é foco do buzinaço. "O decreto 5555 é o que sempre pedimos", pontua o ativista Ricardo Teles, que é também comerciante e já confirmou presença no movimento em Uberaba. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por