GERAL

BBB e videogames têm mais em comum do que você imagina

Publicado em 22/05/2020 às 18:55Atualizado em 18/12/2022 às 06:31
Compartilhar

O entretenimento digital e virtual nunca foi tão precioso, quanto vem sendo atualmente, já que precisamos deixar de lado a interação física com outros seres humanos, pelo menos num futuro próximo. 

Não há mais aquela saidinha pra balada e nem mesmo um passeio no fim de tarde para tomar um sorvete com a galera. Muitas pessoas vêm aproveitando esse tempo com a tecnologia, interagindo somente com jogos online, videogames, televisão e plataformas de streaming. 

Videogames e BBB: distrações da realidade e sensação de controle 

Já vimos de tudo um pouco, na presente realidade em que vivemos. Desde o pastor que jurou estar vendendo sementes curandeiras, a fantasmas assustando pessoas nas ruas para incentivá-las a ficar casa ou, até mesmo, o misterioso desaparecimento global de papel-higiénico. Porém, o mundo não vem se ocupando somente de situações bizarras e realidades cruéis. Uma grande porcentagem dos brasileiros, tem ocupado o seu tempo se divertindo com videogames e assistindo ao Big Brother Brasil, como os recentes números assim o indicam. 

Os videogames e o BBB, são mídias diferentes que vêm servindo um propósito semelhante. Com elas, sentimos ter um controle maior sobre a vida e as coisas que nos cercam. Os videogames têm personagens controlados por joysticks (controles), que nos dão a sensação de liberdade e controle, pois podem ir e vir para onde quiserem, ao contrário das pessoas. 

Já o BBB representa um mundo real, mas que se assemelha ao virtual por conta do distanciamento, daí o nome “reality show”. O BBB é o videogame real que temos, similar ao famoso jogo The Sims, que nos ajuda tanto com distrações quanto com uma sensação de controle.

O espectador do BBB se diverte assistindo os concorrentes, onde pode opinar sobre suas vidas e pode assistir a superação de provas, ao mesmo tempo em que se identifica com o “personagem” e cria o crescente engajamento. Afinal, qual é a diferença entre o participante do BBB e o brasileiro dentro de casa? Não é ao acaso, que o próprio reality show já tenha virado game. Fazer exercícios, comer ou interagir com os outros participantes são apenas algumas das atividades do jogo. Há inclusive diversas plataformas digitais, como é o caso dos cassinos que oferecem bônus de boas-vindas, como o playbonds, que permitem aos fanáticos da casa mais vigiada do país, apostar em seus concorrentes favoritos e até mesmo no possível campeão. Outros jogos de entretenimento, que ajudam a distrair durante estes dias menos ocupados, são os videogames com chats online que permitem às pessoas se comunicarem remotamente enquanto se divertem e matam saudades. 

Aumento da recente popularidade 

Mas a semelhança entre a TV e os videogames não para por aí! Ela vem ficando cada vez mais clara. De acordo com a empresa de dados Superdata, os gastos com jogos digitais chegaram a 10 bilhões de dólares somente no mês de março deste ano, sendo este o maior total de vendas mensais da história. Assim como os videogames, os números do Globo Play também vêm crescendo, com o BBB no topo batendo um recorde de audiências.

Similaridades entre The Sims e BBB 

Quando pensamos em uma comparação entre BBB e videogames, o que geralmente vem à cabeça é a famosa franquia The Sims.  Apresentando um ambiente e personagens virtuais com uma inteligência semelhante à nossa, The Sims 4 é o mais novo jogo da franquia. Nele, você pode criar uma ou mais famílias, escolher características físicas e mentais de cada personagem, construir e decorar a casa onde vivem, e até mesmo controlar as ações de cada um deles. Apesar de ainda não termos chegado nesse nível com o BBB, os espectadores têm uma grande decisão nas próprias mãos: se o participante irá ou não ganhar o prêmio final de R$ 1,5 milhões.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por