GERAL

Patrocínio tem o primeiro caso confirmado de infecção pelo novo coronavírus no Triângulo Mineiro

Veja a situação em outras cidades da região

Publicado em 16/03/2020 às 08:23Atualizado em 18/12/2022 às 04:56
Compartilhar

O novo coronavírus (Sars-Cov-2) chegou ao Triângulo Mineiro. O último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado, contabilizava 386 casos da doença em Minas Gerais. Destes, 85 foram descartados, 297 estavam em investigação como suspeitos e quatro foram confirmados. Em Uberaba, permanecem os 9 casos suspeitos em investigação. O governador Romeu Zema publicou decreto neste domingo (15) que cria o Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do COVID-19 e amplia as ações de prevenção e combate ao coronavírus em órgãos e entidades da administração estadual.

Patrocínio teve o primeiro caso de coronavírus confirmado. A informação é do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Até esta sexta-feira (13) a cidade não tinha sequer um caso suspeito em investigação.

Ainda conforme a SES-MG, o caso em Patrocínio é uma mulher, de 37 anos, residente no município, com histórico de viagem para a Itália.

Na publicação do Estado também aparecem três casos suspeitos em investigação em Carmo do Paranaíba. E em Uberlândia, houve redução de um caso sob suspeita, que foi descartado.

Nas regiões do Triângulo e Alto Paranaíba são 46 notificações, sendo 39 casos sob investigação, um confirmado e seis descartados, segundo o boletim epidemiológico.

A Secretaria Municipal de Saúde de Patrocínio afirmou que está preparada para o enfrentamento do Coronavírus e segue trabalhando dentro do Plano de Ação contra a doença, com profissionais já treinados e atuação em vigilância preventiva nas unidades de saúde públicas e particulares.

Nesta segunda-feira (16), haverá uma reunião da Comissão Técnica Municipal de Monitoramento do Covid-19 e, em seguida, serão repassadas mais informações à imprensa.

Em Uberaba, segundo a secretaria municipal, há nove casos suspeitos da doença. Todos pacientes estão em isolamento domiciliar monitorado pela Secretaria de Saúde em Uberaba. à reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que reunião nesta manhã (16) definirá novas diretrizes sobre as medidas a serem tomadas no município. Ainda de acordo com a SMS, até o fim da noite de domingo não havia nenhum outro caso suspeito. 

Uberlândia está com 23 casos suspeitos sendo investigados, nenhum confirmado e cinco descartados.

Araguari tem quatro casos suspeitos de coronavírus em investigação. Os dois primeiros foram registrados na segunda-feira (9).

Segundo o município, os quatro pacientes estiveram recentemente em Portugal e apresentaram sintomas característicos de coronavírus.

Em Patos de Minas são dois casos suspeitos da doença. Os pacientes são moradores da cidade e retornaram recentemente de Milão, na Itália

Araxá também tem com dois casos suspeitos de coronavírus em investigação.

Em Carmo do Paranaíba, há três casos em investigação, nenhum confirmado e nenhum descartado.

São Gotardo tem um caso suspeito conforme o boletim epidemiológico.

Na sexta-feira (13) o governo estadual decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no Estado como uma das ações de preparação para assistência aos pacientes com coronavírus. Entre as medidas previstas pelo decreto está a dispensa de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais.

Além disso, o Estado decretou a suspensão de eventos oficiais pelo próximos 30 dias. A medida deve ser revista semanalmente. Ele ainda recomenda que suspensão de eventos também seja adotada por organizações da iniciativa privada.

Atualmente são 200 casos de infecção pelo Sars-Cov-2 confirmados no Brasil; no sábado ainda eram 121, o que evidencia a escalada de casos no país. Minas Gerais tem quatro casos do novo coronavírus confirmados, nas cidades de Patrocínio (Alto Paranaíba), Ipatinga (Vale do Rio Doce), Juiz de Fora (Zona da Mata) e Divinópolis (Centro-Oeste). A proliferação local só é registrada no Brasil nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Em Uberaba não há nenhum caso confirmado, sendo 9 suspeitos em investigação. Sete deles estão em quarentena dentro de suas próprias casas, monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde; os outros dois, um casal cuja filha retornou de Dubai, foram registrados como suspeita, mas não receberam orientação médica após deixarem a unidade de pronto atendimento onde estavam sem serem liberados pelos profissionais de saúde. A Polícia Militar foi acionada e registrou o caso. De acordo com a SMS, o casal procurou novamente atendimento médico ainda no domingo, desta vez no hospital Mário Palmério. Foram coletadas amostras, que seguiram para análise.

Em paralelo, neste fim de semana, Uberaba aderiu ao decreto de situação de emergência feito pelo governo de Minas. Com a medida, foi suspensa realização de eventos promovidos pela administração municipal, inclusive a Semana do Consumidor, e determinado o adiamento de show na feira do bairro Abadia e a Semana da Água. À reportagem, o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, informou que, por enquanto, sem alteração na programação da ExpoZebu, inclusive os shows no Parque Fernando Costa programados para o fim de abril.

As suspensões afetam até mesmo os esportes. Ainda neste domingo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Mineira de Futebol (FMF) anunciaram a suspensão dos campeonatos em andamento devido ao Covid-19.

O novo coronavírus já provocou 6.420 mortes no mundo desde o seu surgimento, em dezembro passado, segundo um balanço feito pela AFP com base em fontes oficiais, até as 17h GMT deste domingo.

Já foram contabilizados mais de 163.930 casos de contágio em 141 países ou territórios. A China continental contabiliza 80.844 infectados, dos quais 3.199 morreram e 66.911 se curaram. Nas últimas 24 horas, foram registrados 20 casos e 10 mortes.

Depois da China, os países mais afetados são Itália, com 1.809 mortos e 24.747 casos; Irã, com 724 mortos (13.938 casos); Espanha, com 288 mortos (7.753 casos) e França, com 91 mortos (4.499 casos).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por